Escolas Teresianas promovem encontro para discutir estratégias de ensino

Compartilhe:

Quando Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, primeiro Bispo da Diocese de Crato, inspirado pela luz divina, fundou a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, aspirava fazer crescer na Região do Cariri uma educação que, somada à formação cristã e catequética, pudesse despertar o protagonismo e as habilidades intelectuais da juventude feminina à época desprovida de qualquer meio para fazê-los. Com auxílio, então, das primeiras Religiosas, o ideal educativo foi crescendo e tomando forma.

Hoje, na convergente e desafiadora época em que se encontra a educação e a sociedade, a aspiração de Dom Quintino continua a pulsar na vida das irmãs diretoras, coordenadoras e nos professores (as) das diversas áreas do conhecimento, reunidos no 28ª Encontro de Educadores Teresianos, promovido neste final de semana, (dias 01, 02 e 03/07), em Crato, cujo tema versa sobre as estratégias de ensino.

“O objetivo é integrar as escolas, para aprofundar e partilhar os valiosos projetos que vão acontecendo em cada unidade educativa, de modo que nós possamos falar a mesma linguagem e o mesmo modelo educacional, observando, claro, o contexto de cada realidade onde as Escolas estão localizadas e assim continuar formando os valores e princípios religiosos, fundamentais no mundo em mudança”, explicou a Irmã Argentina Cardoso e Silva, coordenadora do encontro.

Questões sobre práticas pedagógicas e aspectos relevantes para o bom êxito no aprendizado de crianças e adolescentes foram mediadas pela professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, Geandra Cláudia Silva Santos, ex-aluna Teresiana. Para a professora, doutora em Educação, este é um momento de restabelecer relações concretas e, assim, identificar os caminhos, as possibilidades, os mecanismos e até a forma de se comunicar, sobretudo com os jovens, inseridos em uma realidade cada dia mais acelerada e digital. “A gente entende que as estratégias [de ensino] passam pelas relações humanas, e isso desrespeita tanto ao professor, diretor, coordenador, à família, à comunidade e às demais agremiações”, considerou.

Assessora do encontro é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e doutora em educação. Foto: Reprodução
Geandra Cláudia, que assessorou o encontro, é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e doutora em Educação. Foto: Reprodução

Partilhando das mesmas perspectivas, a diretora do Colégio Santa Teresa de Jesus, o primeiro da Congregação, Irmã Maria Sousa também entende que a “mudança de geração exige a mudança de comportamento, pois “só quem entende a dimensão humana é que pode educar com qualidade”.

O Encontro de Educadores Teresianos, começou em 1982, quando as irmãs diretoras e educadoras se reuniam para estudar temáticas relacionadas às Campanhas da Fraternidade, passando, depois, a contemplar outros conteúdos e propósitos. A programação deste ano contou com aprofundamento das técnicas pedagógicas, partilha dos projetos educacionais, dentre outros momentos.

Participaram do encontro os Colégios Santa Teresa de Jesus (Crato-CE), Senhor do Bonfim (Icó-CE) e Colégio Antônio Araripe (Tauá-CE); Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Sousa – PB), Patronato Nossa Senhora de Lourdes (Campo Maior – PI) e Patronato Irmãos Dantas (Piracuruca – PI).

Para saber mais:

Escolas Teresianas, assim chamadas por estarem vinculadas ou que pertecem à Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, têm por objetivo primeiro do trabalho educacional o desenvolvimento dos sentimentos religioso e moral, buscando articular, de forma equilibrada e coerente, a ciência e a espiritualidade.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts