O Espírito Santo e a Misericórdia de Deus

Compartilhe:

“Há diversidade de dons, mas um mesmo é o espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos”, assim escreveu o apóstolo Paulo em carta aos Coríntios sobre a missão dada a cada cristão, filho de Deus.

Confiantes nesta diversidade, comunidades e movimentos que compõe a Renovação Carismática Católica (RCC) presente na Diocese de Crato,reunidos no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, celebram, jubilosos, a festa que remonta ao início da Igreja: o dia de Pentecostes, quando os discípulos, junto à Maria, estando às portas fechadas, por medo dos judeus, são surpreendidos por Jesus que, pondo-se no meio deles, sopra o Espírito Santo e uma missão: a vivência da unidade. Com Deus. Com os irmãos.

No ano santificado pela Misericórdia, a Festa de Pentecostes está sendo celebrada de modo ainda mais especial. Segundo Carlos Nicolau, um dos palestrantes convidados, este é um momento de “olhar para dentro de si”. “Nesse ano da Misericórdia, pela ação do Espírito Santo, pela graça de Pentecostes, a gente dá uma resposta a esse tempo novo, a essa nova evangelização, partindo, justamente, de quem sou eu e qual a minha missão, qual a minha função [no mundo]”.

Sentado próximo ao corredor que dá acesso ao ginásio, lendo, atentamente, a bíblia sagrada, o estudante Joanderson de Oliveira Araújo, da Comunidade Divina Misericórdia, da cidade de Crato, diz que o sentido do Pentecostes está inteiramente ligado ao “crer”, por isso busca, diariamente, festejá-lo, também, no dia a dia, na oração e na preocupação com o outro.

Membro da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Arnor Claudino Dantas, veio de Ipaumirim para acompanhar a solenidade. Ele considera a celebração uma das mais fortes da Igreja, além de ser um momento de encontrar os irmãos de outras comunidades “para conversar e rezar juntos”, assim como fizeram os discípulos.

Pentecostes1
(O símbolo da pomba para significar o Espírito Santo é tradicional na iconografia cristã. Foto: Hernani Oliveira)

Pedido especial do Bispo

O “Encontro de Pentecostes”, realizado há três anos na Diocese de Crato, é um pedido especial do Bispo Dom Fernando Panico, que, embora ausente, para tratar da saúde, fez questão de motivar o evento, cuja intenção é proporcionar momentos fraternos, de partilhas e de experiências, conforme explica o coordenador diocesano da Renovação Carismática, Jurandir Nascimento. “Foi uma ideia do nosso pastor de reunir a RCC, que é uma expressão muito ligada ao Espírito Santo, assim como as comunidades que nasceram desse movimento e tem alguns carismas específicos de prestar serviços, como a recuperação de dependentes químicos e o trabalho com a mendicância. O Pentecostes, então, nos reúne para que possamos nos abastecer e continuarmos dando frutos”.

Com o tema “Arrependei-vos e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2, 38)”, até o final da tarde deste domingo, dia 15, acontecem orações, louvores, apresentações artísticas com grupos de dança e teatro, palestras, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração eucarística com o Padre Monteiro, da Comunidade Filhos Amados do Céu, que preside a Santa Missa no lugar de Dom Fernando. Segundo Jurandir Nascimento, em torno de vinte comunidades novas e noventa e dois grupos de orações foram convidados a participar do encontro que conta com programação especial, inclusive, para as crianças.

Para saber mais sobre o significado da Festa de Pentecostes na liturgia católica, acesse: http://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/o-sentido-do-pentecostes/

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts