Em Roma, representando a Congregação Religiosa genuinamente fundada na Diocese de Crato, pelo primeiro Bispo, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, a Superiora-Geral das Filhas de Santa Teresa de Jesus, Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, acompanhou uma Audiência com o Papa Francisco, na Sala Paulo VI, no Vaticano.
O encontro, que aconteceu na manhã deste dia 12 de maio, faz parte de uma intensa programação. Trata-se da XX Assembleia Plenária da União Internacional das Superioras Gerais (UISG) que reúne mais de 800 religiosas, provenientes de 80 países.
“Uma diversidade de idiomas, uma riqueza de culturas. Está sendo uma experiência grandiosa pela partilha das Irmãs presentes nas mais diversas realidades do mundo, revelando o rosto misericordioso de Deus no meio dos pobres, sendo cabeça, coração, mãos, braços e pernas de Jesus para levar consolo e amor a este povo que clama por vida e dignidade. Na Audiência com o Papa Francisco, ele nos disse, entre muitas palavras lindas, que a Igreja, sem a Vida Religiosa, é como uma Igreja sem Maria e sem o Pentecostes”, disse Madre Vera Lúcia em contato com a Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato.
A reunião das superioras-gerais, isto é, as Irmãs líderes de Congregações ou Institutos, tem como mote as periferias existenciais e sociais (migrantes, tráfico de pessoas), os compromissos para responder concretamente aos desafios ambientais e sociais do nosso tempo e, sobretudo, a resposta apostólica das mulheres consagradas.
“Estamos a beber dessa fonte de água viva que o Senhor nos oferece, para sairmos, depois, como mulheres consagradas a saciar a imensa sede do mundo, sede de paz, de justiça, de dignidade. É um momento de revigoramento e tomada de posições evangélicas em favor da vida, não sozinhas, mas junto às Congregações, unidas e irmanadas neste projeto coletivo”, acrescentou a Madre ao comentar a sintonia existente entre as demais religiosas, empenhadas em “tecer uma solidariedade global para a vida”, como versa o tema central da Assembleia.

Ao final da Assembleia, marcada para a esta sexta-feira, dia 13, Madre Vera também participará de celebração eucarística presidida pelo Prefeito da Congregação para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, que já esteve na Diocese de Crato à época do centenário diocesano.
A XX Plenária das Superioras-Gerais coincide com o encerramento do Jubileu da UISG (1965-2015), celebrado com o lançamento do livro “Consagradas na Igreja pelo Mundo”, que traça os primeiros 50 anos de história da União, recordando os eventos mais significativos para a vida Religiosa feminina a partir do Concílio [Vaticano II].
Para saber mais sobre a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus:
Fundada pelo primeiro Bispo da Diocese de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, em 04 de março de 1923, a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus está presente em 21 comunidades, divididas nas regiões de Fortaleza e Tauá, Cariri (nas cidades de Caririaçu, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte), Paraíba (Sousa), Piauí (Campo Maior, Piracuruca e Foriano), além de São Paulo (Ribeirão Preto e Sertãozinho). Ao todo, são 87 consagradas, das quais 54 [mais uma noviça] estão no Cariri. A Espiritualidade da Congregação é “Cristocêntrica Teresiana”, isto é, Jesus Cristo enquanto centro da história do mundo à luz dos ensinamentos de Santa Teresa. O carisma [relacionado à graça ou dom divino] está voltado para o atendimento da juventude ou moças desprovidas de instrução. Os trabalhos das Irmãs são desempenhados em escolas, comunidades, obras sociais e outros segmentos missionários.





