A Diocese de Crato vivencia seu Retiro Espiritual Anual do Clero, um momento essencial para o presbitério. Para melhor participação nesses dias de silêncio, oração e aprofundamento, o clero foi dividido em duas turmas. De 30 de junho a 3 de julho, os presbíteros que compõem a primeira turma estiveram reunidos na cidade de Martins, no Rio Grande do Norte.
Com o tema “Sacerdotes, homens da esperança, com fé e vida de oração para a missão”, o retiro visa proporcionar um espaço de escuta, oração e aprofundamento da vocação presbiteral, em sintonia com o Ano Jubilar da Diocese. As reflexões foram conduzidas por Frei Abelardo, da Província Franciscana de Pernambuco.
“O retiro anual é um instrumento importante porque é um instrumento importante porque é um exercício espiritual. Os padres passam o ano todo na paróquia cuidando do seu rebanho, orientando, conduzindo, celebrando a Eucaristia. Mas, eles precisam de um momento de reclusão e a Igreja pede que anualmente isso aconteça, a fim de que, respirando o ar da graça, renovando sua vocação na escuta, na oração, eles possam também, com essa atitude de discípulos de Jesus, continuar como discípulos da esperança”, explicou o frade.
Momento Penitencial
Na quarta-feira, 2 de julho, os sacerdotes participaram de uma Celebração Penitencial, conduzida pelo Pe. Ricardo Filho. A celebração contou com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido da bênção.
Durante a celebração, os presbíteros também tiveram a oportunidade de se reconciliar com Deus por meio do Sacramento da Penitência, confessando-se uns aos outros. Esse gesto simboliza humildade e comunhão fraterna entre os ministros ordenados.
Mesmo sendo pastores do povo de Deus, os sacerdotes também necessitam da graça do perdão e da renovação espiritual. A confissão é, para eles, um momento de restauração interior, fortalecimento da fé e renovação do compromisso com o serviço sacerdotal.
Enviados como Peregrinos da Esperança
Após quatro dias de silêncio, oração e aprofundamento espiritual, os sacerdotes da primeira turma concluíram o retiro com a Santa Missa, presidida pelo pregador do retiro, Frei Abelardo Oliveira, OFMCap, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Martins (RN).
O Padre Antônio Pereira, neo-sacerdote da Diocese de Crato, partilhou sua experiência em seu primeiro Retiro Anual.
“Neste ano, ano da Esperança, participar desse momento tem sido um reavivar em minha vocação, um descanso em Deus e um reencontro com os irmãos. Este tempo é muito necessário para nossa vocação, para que a gente possa descansar e, principalmente, rezar, realinhando nossa vida com o Senhor.”
Fortalecidos na fé e renovados na missão, os presbíteros retornam agora às suas paróquias e comunidades, levando consigo os frutos dessa experiência de intimidade com Deus.
A segunda turma do clero diocesano iniciará o retiro na próxima segunda-feira, 7 de julho, dando continuidade a esse tempo de graça vivenciado pelo nosso presbitério.
Por Jornalista Mychelle Oliveira / ASCOM Diocese
Fotos: Pe. Maykel Galvão










