Bispos do Ceará discutem escuta e missão no Conser 2024, em Fortaleza (CE)

Compartilhe:

Teve início nesta segunda-feira (14) o Conselho Episcopal Regional (Conser) do Regional Nordeste 1 da CNBB, reunindo os bispos das dioceses do Ceará para três dias de discussões no Seminário São José de Teologia, em Fortaleza. O evento foi aberto com uma Missa presidida por Dom Magnus Henrique, bispo de Crato e presidente do Regional. Durante a homilia, Dom Magnus enfatizou a importância da escuta no planejamento pastoral, afirmando que “ações pastorais devem gerar frutos maduros e cheios de sentido, evitando precipitações que comprometam o trabalho missionário da Igreja”.

O bispo alertou contra os riscos de uma fé superficial, focada na busca por milagres, ao invés de uma espiritualidade profunda e confiante. Ele também mencionou a “Síndrome de Jonas”, referida pelo Papa Francisco, que caracteriza a fuga das responsabilidades missionárias. Dom Magnus reforçou a necessidade de moldar a Igreja para ser mais missionária e aberta às mudanças do mundo contemporâneo, conforme a orientação do Papa.

O Conser, que se estende até 16 de outubro, inclui momentos de reflexão, partilha e planejamento das atividades pastorais para o ano seguinte, com ênfase em uma atuação missionária renovada e unificada.

 

// Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts