Candidatos ao diaconato transitório professam a fé e o juramento de fidelidade à Igreja

Compartilhe:

A partir do próximo dia 18 de agosto, a Igreja de Crato contará com o serviço de sete diáconos transitórios: Cícero da Silva, Cícero Francisco, Francisco Zilclécio, Humberto França, Rafael Saraiva, Thiago Brito e Vinicíus Ricarto. A ordenação ocorrerá na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, às 17h.

A fim de preparar os corações para esse momento, os candidatos participaram de um retiro espiritual na Abadia de Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte, sob a condução do Pe. Rafhael Maciel, de Fortaleza. Como parte do processo de preparação e compromisso com o ministério diaconal transitório, os pré-diáconos professaram sua fé e juraram fidelidade à Santa Igreja e ao bispo durante a Eucaristia presidida por Dom Magnus Henrique, concluindo o retiro nesta sexta-feira, 28.

O ministério diaconal transitório – ou temporário – é dado àqueles que se prepararam para o sacerdócio.

Entenda o Ministério Diaconal

O Rito de Ordenação Diaconal tem seu ponto alto na imposição das mãos e na oração realizada pelo bispo. Nela, a Igreja, personalizada no pastor diocesano, em pé com as mãos estendidas, pede ao Espírito Santo que consagre os candidatos como diáconos. Estes, de joelhos, recebem a imposição das mãos e confiam-se a essa meditação.

Esse conjunto de gestos os confere no ministério clerical. Ainda não são sacerdotes, são consagrados ao serviço do altar. Podem, com isso, assistir aos bispos e aos padres nas celebrações, proclamar o Evangelho, assistir matrimônios, administrar batizados, conservar e distribuir a Eucaristia e conceder bênçãos, como a do Santíssimo Sacramento.

 

Por Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts