A Paróquia Senhora Sant’Ana, de Jati, a partir desta sexta- feira, dia 29 de abril, está sob nova administração. A celebração do início do ministério pastoral do Padre Joaquim Cláudio de Freitas, como administrador paroquial, e do Padre Francisco Amós Macêdo Pinto, como vigário paroquial residente, aconteceu às 19h sendo presidida pelo Padre Joaquim Ivo Alves dos Santos.
A provisão, que autoriza os dois padres estarem a frente da paróquia, assinada por Dom Fernando Panico, foi lida pelo vigário forâneo, Padre Idemário Muniz, e aceita com muita alegria pelo povo e os novos padres da Paróquia Senhora Sant’Ana. “Sinto alegria de iniciar um novo trabalho e ao mesmo tempo a perspectiva de que, através da proteção de Sant’Ana, possamos realizar junto com a comunidade, um trabalho de acompanhamento pastoral”, falou o padre Amós; não diferente do sentimento do padre Joaquim que afirmou “se é para o bem do povo eis-nos aqui”.

Existe uma norma na Diocese de Crato, explica o padre Ivo, que o padre só pode assumir uma paróquia como pároco após cinco anos de experiência. Por isso o padre Joaquim, que é pároco de Penaforte, cidade vizinha a Jati, estará auxiliando o padre Amós que fixará residência em Jati.
Missão
O padre Amós foi ordenado em agosto de 2015 e após a ordenação esteve por seis meses como vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio, em Jardim, por dois meses, também como vigário, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo.
Com mais experiência, o padre Joaquim Cláudio tem oito anos de ordenação, e está há oito meses como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Penaforte. Ele já foi pároco, por quatro anos e meio, de um dos maiores centros de romaria da Diocese de Crato, a Paróquia Nossa Senhora das Dores- Basílica Santuário, em Juazeiro do Norte.

Os oito meses de experiência sacerdotal do padre Amós, somado aos oito anos de padre do pároco de Penaforte, padre Joaquim, contribuirão para uma ativa atividade missionária em Jati, pois o presbítero, segundo o padre Ivo “é outro Cristo e é aquele que vem para falar em nome de Deus, aquele que anuncia e denuncia, fazendo com que na Igreja fique o que edifica”.





