“Graças e louvores sejam dadas a todo momento”: Em Crato, fiéis celebram Corpus Christi na tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento

Compartilhe:

Na tarde desta quinta-feira, 8 de junho, os fiéis da cidade de Crato se reuniram na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha para celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e do Santíssimo Sangue de Cristo. Com a presidência de Dom Magnus Henrique, bispo diocesano, a celebração contou ainda com a presença de Dom Fernando Panico, bispo emérito, e de Dom José Vicente, bispo de Salgueiro (PE), que concelebraram a solene liturgia.

A reflexão feita pelo bispo emérito, Dom Fernando Panico, destacou a importância desse momento de comunhão com Cristo.

“Neste dia de Corpus Christi a Igreja soleniza o mistério da Eucaristia […] O Pão partilhado que revela um Deus de amor que se revela e permanece presente em nossas vidas. Jesus se faz conhecer no partir do pão, assim como com os discípulos de Emaús, que ele seja nosso companheiro de viagem, nosso sustento, nossa força, nossa esperança no meio de tantas labutas e momentos difíceis que passamos. […] Na oração que fazemos antes no momento da comunhão, aí está a essência de nossas vidas. ‘Por Cristo, Com Cristo e em Cristo’, esta é a Eucaristia: Viver em Cristo, viver com Cristo e viver por Cristo”, enfatizou.

O ponto alto da celebração é a Tradicional Procissão com o Santíssimo Sacramento, conduzido pelas ruas da cidade. É a única vez no ano que Jesus na Eucaristia sai às ruas, para ir ao encontro do povo. Enquanto a procissão avançava, as ruas se enchiam de pessoas curiosas, que observavam respeitosamente o cortejo religioso passar. O povo que caminhava, entoava cânticos religiosos e rezavam em uma só voz, criando uma atmosfera de fé e adoração. Em suas janelas e sacadas, muitos moradores colocavam toalhas brancas em sinal de respeito e reverência ao Santíssimo Sacramento.

Durante o trajeto, três paradas estratégicas foram feitas para a realização de bênçãos especiais. No Hospital São Camilo, a primeira bênção foi dedicada aos doentes, pedindo pela saúde e bem-estar daqueles que estão enfrentando problemas de saúde. Em seguida, nos arredores do território da Sé Catedral, uma segunda bênção foi realizada, desta vez voltada para os agentes de pastoral, com destaque para os Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, que desempenham tão bonito serviço, levando a Eucaristia aos enfermos, sendo portadores da presença viva de Cristo no meio do povo, Cristo Pão da Vida.

Por fim, a terceira e última bênção aconteceu no Santuário Eucarístico Diocesano, local de Adoração perpétua, onde os fiéis tiveram a oportunidade de expressar sua devoção diante do Santíssimo Sacramento, rendendo graças pela presença de Cristo em suas vidas.

Saiba mais: A solenidade de Corpus Christi, que significa “Corpo de Cristo” em latim, foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Essa celebração procura honrar e adorar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. É uma oportunidade para os fiéis expressarem sua fé no mistério da transubstanciação, que ensina que o pão e o vinho, consagrados na Missa, se tornam verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo.

Ao longo dos séculos, a solenidade de Corpus Christi ganhou destaque e se tornou um momento de profunda devoção e veneração, unindo os fiéis em uma demonstração pública de fé e adoração ao Senhor presente na Eucaristia.

Galeria de Fotos, aqui.

Por Jornalista Mychelle Santos / ASCOM Diocese de Crato

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts