A Santa Missa que apresentou o Padre Tales Eduardo Figueiredo, então prefeito de disciplina e ecônomo do Seminário Diocesano São José, à comunidade paroquial de Nossa Senhora das Dores, em Jamacaru, Ceará, aconteceu na noite deste domingo, dia 24 de abril, para uma Igreja repleta de fiéis. O Sacerdote assume a administração em lugar do Padre Idemário da Silva Muniz, transferido para a Paróquia Santo Antônio, em Jardim.
“É com muita alegria que eu assumo essa missão pastoral. Logo que recebi o convite, veio aquela alegria grande da primeira paróquia. E, quando se fala em Jamacaru, em qualquer lugar do Cariri, se diz: é um lugar bom, é um povo fervoroso. Então, peço muito a Deus que este povo também me ajude nesse ministério, me ajudando a ser um bom sacerdote para que possamos caminhar juntos”, afirmou o novo pastor de Jamacaru.
No inicio da celebração eucarística, foi lida, pelo Padre Joaquim Ivo, pároco de Missão Velha, a “Provisão de Nomeação”, por sinal acolhida com calorosa salva de palmas. Depois, a Missa seguiu conforme o costume, sob a presidência do vigário geral da Diocese de Crato, Padre José Vicente, representando o Bispo Dom Fernando Panico, concelebrada pelos Padres Cicero Luciano Lima, Reitor do Seminário Propedêutico, Idemário da Silva Muniz e Wesley Barros, pároco da cidade de Baixio, e, agora, substituto do Padre Tales no economato do Seminário Diocesano São José.

Durante a homilia, Padre José Vicente lembrou que a Igreja não é inerte, mas está em constante saída para a construção do Reino de Deus e que o sacerdote, por ser o soldado que a defende e protege, deve estar sempre pronto para ir aonde for chamado. “Ouvindo os apelos da Igreja que pulsa no coração da nossa Diocese de Crato, pensou-se, por bem, fazer esse convênio da transferência. Nós entendemos que esta era a vontade de Deus. Assim sendo, irmãos e irmãs, nós fizemos esse movimento para que a Igreja seja sempre viva para a salvação dos filhos de Deus”, afirmou.
Ainda de acordo com as explicações do vigário geral, é função do novo administrador paroquial continuar primando para que não faltem à Igreja e ao povo o pão da palavra e da eucaristia, cuidando, em primeiro, lugar da santificação das almas, além do zelo pelas vocações. Desse modo, assim como o Sacerdote deve zelar pela comunidade, essa, também, deve prestar auxílio ao seu padre, amando-o, verdadeiramente, e defendendo-o, se preciso for.
Por último, proferindo palavras de ânimo ao Padre Tales, ao mesmo tempo em que agradecia ao Padre Idemário pelos cincos anos de pastoreio dedicados à comunidade, disse que Jamacaru “é um pé de serra gostoso de servir”, além de ser um lugar para o qual os bispos sempre olharam com muito agrado. “Esta é a comunidade que nós procuramos compreender a vontade de Deus. E daqui saíram três sacerdotes e, agora, um seminarista. É uma paróquia viva em vocações”, elogiou Padre José Vicente.

Representante do Encontro de Casais com Cristo, Geovana Pereira, falando em nome dos paroquianos, desejou ao novo pastor “que seu espírito missionário seja sinal motivação, sabedoria e aprendizado” para a comunidade que está em estado permanente de missão, apesar dos desafios.
Padre Tales Eduardo, ordenado em 2012, é mestre em História da Igreja, pela Universidade Gregoriana, de Roma. Foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Crato, durante seis meses e, depois, prefeito de disciplina e ecônomo no Seminário São José. Também foi diretor espiritual da Comunidade Missão Resgate.
A Missa que apresenta o Padre Idemário à Paróquia Santo Antônio, em Jardim, está marcada para acontecer sábado próximo, dia 30 de abril, às 19h.





