Todos os anos, de janeiro a fevereiro, milhares de fiéis romeiros acorrem a cidade de Juazeiro do Norte, por causa da “luminura” da Mãe de Deus, a quem reverenciam sob o título de Nossa Senhora das Candeias. Confiantes em sua docilidade de Mãe, suplicam a sua intercessão nas horas de mais valia e, pedem-na que apresente ao Senhor as suas preces.
Presente em mais uma procissão luminosa, a pernambucana Maria Cícera, de 79 anos, não conteve as lágrimas ao externar a emoção de vivenciar mais uma romaria. “É tanta felicidade que eu nem sei dizer o que passa, só tenho a pedir a Deus e a ela [Nossa Senhora] para estar aqui de novo, no ano que vem”, disse ela com a voz embargada, enquanto seguia a multidão.
Nas mãos teve quem segurasse vela, outros, lamparinas, teve quem levasse candeeiros, e os que usaram da lanterna do telefone. Seja do jeito mais tradicional, ou tecnológico, luzes não faltaram para “alumiar” as ruas da cidade de Juazeiro do Norte.
A procissão, que encerra as celebrações litúrgicas da Festa e Romaria das Candeias, começou com a bênção das velas, ao fim da tarde, e de lá seguiu em cortejo. No Largo da Capela do Socorro, após Santa Missa presidida pelo Cardeal Dom Paulo César, a tradicional procissão, que segue a imagem peregrina de Nossa Senhora, conclui-se no patamar da Basílica Santuário, onde foi dada Bênção do Santíssimo Sacramento, ponto ápice da noite.
Tornar-se missionário da Luz
“Quem se encontra com a luz de Cristo, com o amor de Cristo, se torna missionário”, explicou o Arcebispo de Brasília. Na chama de cada vela está remetida o sentindo de amor e de esperança. Abastecidos da palavra de Deus e Santa Eucarística, os romeiros que, durante a procissão carregam luzes, são chamados a serem missionários, e espalhar, em suas comunidades, a Luz de Cristo. Recordando as palavras do Papa Francisco, Dom Paulo César falou ainda da essência do ‘ser romeiro’. “O romeiro é aquele que vem a Juazeiro e faz uma experiência de fé, e aqui sente esse amor de Deus. O romeiro é aquele que vem, que sente, aquele que faz essa experiência profunda que dá sentindo a vida, que abastece a sua existência e, quando volta para a sua casa, é chamado a comunicar essa experiência que fez”, disse.
Festa e Romaria
A Romaria de Nossa Senhora das Candeias teve início no último dia 24 de janeiro e se estendeu até o dia 02 de fevereiro, quando a Igreja celebra a Festa litúrgica da Apresentação do Senhor. Além da parte religiosa, com novena preparatória e Santa Missa, a programação também contou com shows e quermesses.
“Vamos ao encontro da verdadeira Luz”, foi o lema da romaria deste ano. O convite foi também sinal de inspiração para a equipe de ornamentação do carro andor de Nossa Senhora. “O carro nos mostra que Maria nos apresenta Jesus, a verdadeira Luz do mundo. Ele foi trabalhado com a canção ‘bendita e louvada seja a luz que mais alumeia’, e na beleza dessa letra, ele traz a imagem de Nossa Senhora que apresenta Jesus. Também foi composto por vários livros, colocados nas laterais, onde trazia um trecho da canção. É a nossa contribuição para mostrar aos romeiros o sentido dessa festa”, explicou o coordenador da equipe, Carlos Souza.



















