Romaria de Candeias: Cardeal da Arquidiocese de Brasília preside a penúltima noite dos festejos à Mãe da Luz

Compartilhe:

Mais uma vez, o largo da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores se encheu de uma multidão fervorosa. Romeiros e romeiras, oriundos dos mais distintos lugares do país, tomaram lugar na Praça do Romeiro e, na noite desta quarta-feira, 1º de fevereiro, participaram da penúltima noite da Festa e Romaria da Mãe das Candeias.

Com os celulares erguidos e de lanternas acesas, o povo iluminava o caminho que passaria o cortejo processional. A celebração foi presidida pelo Cardeal e Arcebispo de Brasílica, Dom Paulo Cesar Costa, que pela primeira vez visita a terra do Servo de Deus Padre Cicero Romão. Junto dele, o bispo de Crato, Dom Magnus Henrique. Padres da diocese de Crato e dioceses romeiras também subiram ao altar.

Sobre seu contato com a espiritualidade do povo sertanejo, Dom Paulo Cesar recordou o início de sua caminhada de fé. “Fui educado na fé por um nordestino, um sacerdote cearense, e cresci ouvindo sempre falar do Padre Cicero Romão, desse grande homem e Servo de Deus, e vocês vieram de tantas partes para se encontrar com a mãe, celebrar de nossa senhora da luz a mãe das candeias”, disse.

Refletindo a figura de Maria, o Cardeal destacou a maternidade de Nossa Senhora, mãe de Deus e dos homens. “Ela [Maria] é Mãe de Deus, mas também é nossa Mãe. No entanto, é preciso que nós sintamos essa presença materna, era esse amor que o Padre Cicero sentia. Viemos porque sabemos que ela é mãe, porque sentimos sua presença materna, o seu amor. Por isso estamos celebrando-a como mulher da Luz, é aquela que sempre nos faz viver na luz do seu filho Jesus”, completou.

Ao final da Liturgia Eucarística, e unidos em uma só voz, padres, religiosas e a nação romeira rezaram pela Beatificação do Servo de Deus Padre Cicero Romão, aquele que difundiu, anos atrás, a devoção de Nossa Senhora da Luz, regionalmente popularizada como Nossa Senhora das Candeias, fazendo alusão ao candeeiro usado pelo povo. A programação da Festa e Romaria segue até amanhã, 02 de fevereiro, quando acontece a tradicional procissão luminosa, saindo da Capela do Socorro em direção à Basílica Santuário.

Galeria:

Texto: Jornalista Mychelle Santos

Fotos: Maria Tereza N. 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts