Em Mauriti, sua terra natal, o Diácono Maycon Lacerda foi ordenado presbítero para a Santa Igreja de Deus. A Santa Missa com rito de ordenação aconteceu na noite desta quarta-feira, 14 de dezembro, na Matriz da Imaculada Conceição, sob o olhar materno da Virgem Maria, presidida pelo bispo de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes. Participaram da solene celebração padres, religiosas, familiares e amigos do ordenando.
“O sentimento que trago comigo neste dia, é de alegria e gratidão. Alegria, porque o Senhor cumpre a promessa que um dia me fez; gratidão, pela graça que mediante o ministério da Igreja Ele me confia. Espero ser um bom colaborador para o crescimento da vinha do meu Senhor”, partilhou o mais novo sacerdote.
De acordo o Pontifical Romano, o rito de ordenação sacerdotal é dividido em seis momentos dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos, entrega da patena e do cálice, seguidas do abraço da paz pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos seus irmãos padres. O sacerdócio é o segundo grau da Ordem.
Pela imposição das mãos, Dom Magnus conferiu ao Pe. Maycon os dons do Espírito Santo para a missão que ele exercerá na Igreja. Na sequência os demais sacerdotes presentes, um a um, também impuseram as mãos sobre o neo-sacerdote como expressão de participação no mesmo presbitério. O bispo profere então a oração consecratória. A seguir, Pe. Maycon foi revestido com a estola presbiteral e a casula. Outros pontos que se destacam na celebração é o cântico da Ladainha de todos os Santos e a unção das mãos com o óleo do Santo Crisma.
Para reger o seu ministério sacerdotal, escolheu o lema “Não tenhais medo” (MT 14, 27), tirado do Evangelho de São Matheus. Essa passagem bíblica – explica o sacerdote – consciente de que “diante de um dom tão grandioso, como é o sacerdócio ordenado, não somos dignos, mas é Deus que nos escolhe e capacita, é antes de tudo, Deus que com o auxílio de sua graça sustenta-nos e se utiliza de nós para continuar e perpetuar sua ação redentora sobre a terra”.
Fotos: Pascom Imaculada Conceição, em Mauriti
Texto: Assessoria de Comunicação / Diocese de Crato










