Na noite deste domingo, dia 6 de novembro, Dom Geraldo do Nascimento, OFMCap, faleceu, aos 86 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Juazeiro do Norte. Dom Geraldo era bispo emérito de Fortaleza, mas após renúncia, voltou ao ordinário da vida conventual. Em 2016, chegou a Juazeiro do Norte, para viver no Santuário de São Francisco das Chagas, colaborando juntos aos irmãos confrades, sobretudo no atendimento das confissões.
Por meio de nota, o bispo diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, expressou suas sentidas condolências ao mesmo tempo em que agradeceu a Deus pelo testemunho do seu irmão no episcopado e na vida religiosa.
Leia a nota na íntegra:
_______________________________________________________________
Nota de pesar pelo falecimento de Dom Geraldo Nascimento, OFMCap.
Crato, Ceará, 07 de novembro de 2022
“Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor!” (Mt 25, 21).
Em nome da Diocese de Crato, desejo agradecer a Deus pela vida do Exmo. Revmo. Dom Frei Geraldo Nascimento, OFMCap., Bispo auxiliar emérito da Arquidiocese de Fortaleza, que neste domingo, 6 de novembro, partiu para a Casa do Pai.
Natural de Senador Pompeu, Ceará, aos vinte e quatro anos recebeu o hábito da ordem dos Frades Menores Capuchinhos e três anos depois fez profissão perpétua.
Em sua vida doada à ordem do Pai Seráfico São Francisco de Assis, respondeu prontamente às necessidades e aos anseios da Comunidade Religiosa, exercendo aos funções de professor, formador e diretor. Em 1976, foi eleito Vice-Provincial, cargo que exerceu durante seis anos.
Aos 15 de setembro de 1982, Sua Santidade, o Papa Paulo VI, o escolheu para o ministério episcopal na Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza. Como bispo auxiliar, foi referência para os religiosos e coordenador das pastorais sociais. Seu lema era “Fome e sede de Justiça”.
No ano de 1997, renunciou as suas funções retornando ao convento. Residiu em Pernambuco, Piauí e Ceará. Desde 2015, colaborava com os irmãos confrades no Santuário São Francisco das Chagas, em Juazeiro do Norte, sobretudo no atendimento de confissões.
Deixa para nós um legado de simplicidade, humildade e confiança no Evangelho de Jesus Cristo.
Que o Senhor Ressuscitado, Aquele que venceu a morte, o receba no céu, junto à Mãe de Jesus e do Seráfico Pai São Francisco de Assis.
Em Cristo,
Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap.
Bispo diocesano de Crato




