“Comunhão, participação e missão”: Diocese de Crato realiza Assembleia Pré-Sinodal

Compartilhe:

O Papa Francisco convocou toda a Igreja a trilhar um caminho rumo ao Sínodo dos Bispos, a ser celebrado em 2023. Do grego, a palavra sínodo – sýnodos – quer dizer “caminhar juntos”. Em comunhão com toda a Igreja, também a Diocese de Crato participa deste processo sinodal, e vem percorrendo esse caminho de escuta, uns dos outros, a fim de caminharem juntos como pede a Santa Mãe Igreja. Dentro da fase diocesana do sínodo, a Igreja Participar de Crato realizou neste sábado, 28, a Assembleia Pré-Sinodal.

“É a assembleia pré-sinodal porque prepara a síntese que será entregue ao bispo, para que este a envie, posteriormente, para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e depois para a Roma. Então, essa assembleia é muito importante porque ela vai, como que, aprovar e corroborar aquilo que foi feito nas paróquias e depois pela comissão diocesana para a síntese”, explicou Padre Edson Bantim, coordenador da comissão diocesana para o Sínodo.

“Este ouvir deve ser o exercício da escuta diária para todos nós. Sempre queremos expor o pensamento, porém, temos uma dificuldade imensa de ouvir, e a partir deste exercício da escuta, conversar e ter a sensibilidade de ouvir já é um grande passo”, pontuou o bispo diocesano.

O encontro aconteceu no Centro de Expansão Dom Vicente de Araujo Matos, em Crato, e contou com a representação de todos os envolvidos nos processos realizados na diocese, como o Conselho Diocesano de Pastoral, o Clero, além de representantes das comunidades religiosas, seminaristas e dos diversos grupos ouvidos em sua singularidade.

A fase diocesana do Sínodo será concluída no próximo dia 17 de junho, com Santa Missa celebrada na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, às 17h.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts