No apontar do primeiro dia do mês de setembro, quando o relógio da Sé Catedral deu doze badaladas, fogos ecoaram no céu do Crato, anunciando a data magna para a cidade e a toda a Igreja Diocesana. Presidida por Dom Francisco de Sales, bispo da Diocese de Cajazeiras (PB), e concelebrada por vários sacerdotes, a Solenidade de Nossa Senhora da Penha, na Sé Catedral, realizada às nove horas da manhã, foi marco deste dia jubilar vivenciado por todos os fieis que, devotamente, entoam louvores à Excelsa padroeira.
A festa da padroeira é um momento de intenso encontro e retiro da comunidade, que durante os dias de celebração, voltam o coração a Deus, na meditação de Sua Palavra e, em clima de profunda oração, refletem a temática proposta para este tempo. “Deus está presente, caminha conosco, e a Virgem Santíssima é a Mãe que nos ampara em nosso caminho”, disse Dom Francisco.
Neste ano de 2021, os devotos da Imperatriz Constante rezaram com o tema “Nossa Senhora da Penha, na Festa da vida dá-nos vinho novo”, inspirado no evangelho de São João. “Que possamos fazer deste momento de festa, um grande fruto a sonhar no coração a esperança de que, em Cristo, não nos desanima ou nos decepciona, mesmo quando temos que enfrentar momentos difíceis como este. Ela, a Virgem, a estrela luminosa, seja essa esperança em que somos convidados a caminhar”, destacou o bispo.
A programação da festa se estende até o fim do dia, com a tradicional a procissão motorizada com a imagem, percorrendo as ruas da cidade do Crato, e benção do Santíssimo Sacramento, no largo da Sé Catedral. Todos os fiéis devotos são chamados a participarem através da transmissão nas páginas da Diocese de Crato e da Sé Catedral, no YouTube e no Facebook.
Galeria de Fotos: https://cutt.ly/SWxzlvl
Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação













