Dia de São José, dia em que o clamor pela chuva é feito com mais fervor

Compartilhe:

A cidade de Missão Velha tem a paróquia mais antiga da Diocese de Crato. São 267 anos da matriz que tem como padroeiro São José, a quem os fiéis, esperançosos, lançam olhar e pedem por chuva, como o agricultor José Luiz Ferreira, de 68 anos, que se alegrou com a leve neblina que caiu na manhã deste sábado, dia 19 de março, momentos antes da solenidade em honra ao Santo, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus.

O agricultor conta que, apesar do período de estiagem, não desanimou e já plantou até feijão, milho, melancia, maxixe, “girmum” e quiabo em seis tarefas de terra. E aproveitou o encerramento dos festejos alusivos para reforçar o pedido de chuva “para melhorar a situação pra nós”. “Fui olhar a rocinha e já caiu uma neblinazinha. Até já ‘tô’ comendo do que plantei. Tenho que agradecer ao santo por tudo isso”, disse.

Da esquerda para direita: Pe. Paulo, Pe. Edimilson, Pe. Ivo e Pe. Mariano. (Foto: Patrícia Silva)
Da esquerda para direita: Pe. Paulo, Pe. Edimilson, Pe. Ivo e Pe. Mariano. (Foto: Patrícia Silva)

Em Missão Velha, o novenário começou no último dia 6 e atraiu milhares de fiéis. Este ano a festa teve como tema “São José apresenta-nos Jesus, a misericórdia do Pai”. A solenidade de encerramento foi presidida pelo Padre Edimilson Neves, cura da Catedral Nossa Senhora da Penha e concelebrada pelo pároco, Padre Joaquim Ivo Alves dos Santos, e os vigários, Padre. Cícero Mariano e Padre Paulo Sérgio. Na homilia, Padre Edimilson refletiu sobre a missão do Pai adotivo de Jesus e a presença misericordiosa de São José. “O devoto de São José carrega a misericórdia sobre os braços. O olhar de José para Jesus nos diz que Deus olha para nós com um olhar de misericórdia. Que possamos atender ao apelo de Jesus”, afirmou.

O resultado financeiro arrecadado com a festa deste ano ainda não foi contabilizado, mas, de acordo com o pároco já tem o destino certo: uma bancada completa para a Matriz e a construção da casa das Filhas de Santa Maria da Providência.

Confira no vídeo os fiéis cantando o Hino a São José, no encerramento da solenidade:

Patrono da Igreja

Além de ser o padroeiro do Ceará, muitas paróquias e comunidades têm São José como Santo protetor. Na Diocese de Crato, das 55 paróquias, 03 são dedicadas a ele: Missão Velha, Potengi e Juazeiro do Norte. O Seminário Diocesano, casa onde acontece a formação dos novos padres, também o tomou como patrono.

Uma das bênçãos mais pedidas nesta data é a chuva. É que também existe uma crença que se chover no dia de São José, o inverno será bom, viabilizando o sustento àqueles que vivem da agricultura.

Reportagem e Fotografia: Patrícia Silva

Edição: Patrícia Mirelly

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts