Na manhã do último sábado (07), por convocação do pároco, Pe. Lindoval José e da coordenação do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), reuniram-se nas dependências do Auditório Dona Belinha Cidrão, no Memorial Patativa do Assaré, os conselheiros para reunião ordinária com objetivo de discutir, planejar e alinhar as atividades relativas à festa da padroeira Nossa Senhora das Dores no ano de 2021. A reunião é parte da iniciativa do novo pároco em retomar gradualmente às ações pastorais na paróquia que estavam prejudicadas em virtude da atual situação pandêmica.
Na pauta estavam como prioridades a realização da pré-festa, que deve ocorrer de 16 de agosto a 6 de setembro, nos mesmos moldes da realizada no ano anterior; a festa da Padroeira em si, que contará com algumas novidades; e a estruturação da coordenação paroquial dos pilares da evangelização (Palavra, Pão, Caridade e Missão) propostos nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2019-2023), cuja discussão foi iniciada no ano de 2020, porém os encaminhamentos não foram executados por causa da pandemia. Essa última, teve a explanação realizada pelo Diácono transitório, Ailton Araruna que ficará um período colaborando na paróquia.
A pré-festa
Durante quase 25 dias, a imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores percorrerá a maior parte da extensão territorial da paróquia em visitas diárias, onde as fachadas das casas dos fiéis serão abençoadas e aspergidas pelos religiosos. Para a realização da missão todos os protocolos sanitários serão seguidos rigorosamente.
A festa da Padroeira
De 7 a 15 de setembro, mantendo a tradição, a 184ª edição da festa de Nossa Senhora das Dores será realizada ainda com restrições, devido à prevenção ao contágio da Covid-19. Por unanimidade, os conselheiros do CPP concordaram, para este ano, a não realização da manifestação cultural do Pau da Bandeira, entendendo a possibilidade iminente de grande aglomeração de pessoas. A festa também contará com novidades, a exemplo do momento de confissões e uma missa voltada aos homens da paróquia, no dia 10 de setembro, e a missa dos benfeitores, no dia 15, às sete da manhã. A programação completa será divulgada em breve.
Coordenação dos pilares de evangelização
Após recapitulação dos direcionamentos relacionados à organização dos pilares (Palavra, Pão, Caridade e Missão) proferida pelo Diácono Ailton Araruna, procedeu-se com a eleição dos coordenadores, que participarão dos encontros foraneos e formativos para auxiliar o Conselho de Pastoral, as pastorais e movimentos, bem como alinhar as atividades evangelizadores ao Plano de Pastoral Diocesano e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2019-2023). Foram eleitos para a coordenação do Pilar do Palavra a catequista e membro da Pascom Ediene Alves; para coordenar o Pilar do Pão, o cerimoniário e jovem do EJC, Enzo Baquica; para o Pilar da Caridade, a lider da Pastoral da Criança e ativista social Margarida Pereira; e para o Pilar da Missão, o coordenador do Terço dos Homens e membro do CAE, José Romeiro Neto.

Colaboração: Pascom Assaré




