Em Baixio Nossa Senhora é coroada depois de 30 dias de festividade

Compartilhe:

Após 30 dias de homenagens e coroações de Nossa Senhora de Fátima, realizadas nas ruas da cidade de Baixio, a Paróquia São Francisco das Chagas, encerrou no sábado, 31, as festividades alusivas à Nossa Senhora no mês de maio, com uma belíssima coroação na praça da matriz, que trazia como tema “MARIA, CONSOLAÇÃO E ESPERANÇA NOSSA NO SERTÃO DA VIDA”. No encerramento, a organização paroquial mostraram aos fiéis o que sente a mãe de Jesus pelos seus filhos, os mais pobres, mais humildes e os que sofrem no sertão do Nordeste, assim como também, no sertão da vida.

A praça da Matriz foi convertida em um cenário nordestino de sofrimentos e de lutas, de esperanças e consolações, onde jovens da nossa comunidade encenaram a triste partida de nordestinos, que não tendo oportunidade vão para outros centros em busca de sobrevivência.

Chegando a um lugar desconhecido a família de nordestinos caminha deslumbrada, mas sentindo-se solitária por não saber ao certo o futuro, no entanto sempre mantendo viva a fé e a esperança de um dia voltar. A fé mostra-se como o maior alimento da resistência e mantêm viva a esperança. De volta à sua terra natal, aqueles que migraram para outras terras, fazem a festa.

Pe. Wesley Barros, pároco da Paróquia de São Francisco das Chagas, Baixio- CE. (Foto: Marcos Moreira)
Pe. Wesley Barros, pároco da Paróquia de São Francisco das Chagas, Baixio- CE. (Foto: Marcos Moreira)

Para eles, voltar significa retornar á vida, à dignidade, é sair do desconhecido e do incerto. E assim, termina a encenação da saga nordestina, para concluir o roteiro com a coroação de Nossa Senhora de Fátima.

Dois cenários ilustraram ainda mais o espetáculo: um completamente seco e outro predominantemente verde, com uma curiosidade que, este ano a decoração verde foi composta por mudas de milho e feijão e a imagem de Nossa Senhora foi apresentada no interior de uma cascata que lembrava as chuvas no sertão. Como parte do roteiro musical estavam, além dos cantos tradicionais da devoção à Nossa Senhora, três músicas de Luiz Gonzaga: “A Triste Partida”, “A Volta da Asa Branca” e a “Ave Maria Sertaneja”.

Emocionada, D. Adaltiva Moreira de Menezes, 82, resumia o evento: “Foi comovente, não tenho lembrança de ter visto algo tão grandioso numa coroação de Nossa Senhora em nossa cidade, valeu a pena acompanhar até o final”.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts