Na Sexta-feira Santa, o povo é convidado a subir ao Calvário com Jesus. Neste dia em que a Igreja celebra a crucificação e morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração são aspectos que marcam este momento. Com o altar desnudo, sem toalhas, velas ou enfeites. Assim estava a Sé Catedral, em Crato, quando, em clima de profunda oração, às três horas da tarde, a Solene Liturgia da Paixão do Senhor foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Alguns padres acompanharam a celebração.
A procissão inicial é diferente de todas as outras. Não se tem canto, todos entram em silêncio. Ao chegar no altar, o bispo se prostrou ao chão, como fizera no dia de sua ordenação, expressando a convicção do seu nada diante a Majestade divina de Cristo. Tal como o próprio filho que se extinguiu, o sacerdote percebe o seu vazio.
Na sua homilia, trazendo uma intensa meditação sobre o cenário da Paixão do Senhor, o bispo diocesano refletiu a estrutura Cruz que equipara o ser humano. “O elemento vertical, fincado na terra e estendido ao céu, é uma imagem do ser humano que está estendido entre céu e terra. O elemento horizontal remete à oposição de ‘anima e animus’, de amor e ódio, de sim e não, de solidão e comunhão. Remete a pessoa à solidariedade dos seres humanos, sem a qual não pode ser um ser humano”.
O momento alto da Liturgia é a adoração da Santa Cruz que adentra a Igreja ladeada de velas e envolta em um tecido vermelho. Nesse momento, dirigindo-se ao altar, o bispo desvela a Cruz aclamando três vezes: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. Depois, despojando da casula, se aproximar da Cruz, e ajoelha-se para adorá-la. Prostrado diante do lenho sagrado, que lavado pelo sangue do redentor a cruz se torna a verdadeira árvore da vida, e do lado aberto de Cristo nasce a Igreja, sinal de salvação para todos os quantos a buscam.
Amanhã a Igreja é convidada a estar unida ao Cristo que está no sepulcro. Na Sé Catedral, a Celebração do Sábado Santo acontece às 20h, e será transmitida pelos canais da Diocese de Crato, como também pela TV Catedral da Penha, no Youtube. Em casa, os fiéis são convidados a preparar uma vela, para a renovação das promessas batismais.
Por: Maykel Galvão, seminarista e estagiário na Assessoria de Comunicação
Supervisão: Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação













