Anualmente, na Quinta-feira Santa, quando a Igreja recorda a Instituição da Eucaristia e do Ministério Sacerdotal, todos os presbíteros se reúnem ao redor do altar do Senhor, para, na celebração da Missa dos Santos Óleos – Missa do Crisma, renovar as promessas de seus compromissos sacerdotais a serviço de Cristo e de sua Igreja.
Na carta do Papa João Paulo II, hoje Santo da Igreja, destinada aos sacerdotes, por ocasião da Quinta-feira Santa, o santo padre explica a essência deste ministério. “O Sacerdócio constitui o supremo dom, uma chamada particular a participar no mistério de Cristo, que nos confere a sublime possibilidade de falar e agir em Seu nome” (Carta do Santo Padre João Paulo aos sacerdotes por ocasião da Quinta-feira Santa de 1994).
Por causa do Decreto de isolamento social rígido do Governo do Estado, a missa não aconteceu. Excepcionalmente na manhã desta quinta-feira, 1º de abril, para recordar e agradecer a Deus pela vocação e a missão de todos os sacerdotes, especialmente daqueles que exercem o seu ministério na Diocese de Crato, um momento de oração foi conduzido por Dom Gilberto Pastana.
De forma virtual, pelos meios de comunicação, todos os padres se uniram para vivenciar este momento orante. “Acolho a todos neste dia, de modo particular os presbíteros da Diocese de Crato, que se unem a nós para render graças ao Senhor pelo dom do sacerdócio. Agradecemos a missão, o serviço e a doação, nesse dia em que recordamos a instituição da eucaristia e do sacerdócio”, disse o pastor diocesano.
Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação










