Dentro do território diocesano, estão as paróquias organizadas sob o acompanhamento do pároco ou do administrador paroquial, colaborador direto do bispo no exercício do ministério e da ação pastoral. Mas essa atuação não acontece sozinha, conta com o auxílio das pastorais, dos movimentos, dos serviços e dos organismos, compostos, na maior parte, por leigos e leigas. Esses homens e mulheres de boa vontade, que põe à disposição da comunidade os dons e talentos recebidos de Deus, devem ficar atentos ao “calendário anual das atividades pastorais”.
“A nossa missão depende dos encaminhamentos feitos pela diocese, em comunhão com a Igreja no Brasil”, explica Padre Joaquim Cláudio Freitas, pároco da Paróquia São Vicente Ferrer, de Lavras da Mangabeira, e vigário da Forania 4. Ou seja, a partir desses encaminhamentos, tanto as cinco foranias, quanto as 57 paróquias e as três áreas pastorais da Igreja de Crato elaboram os seus respetivos cronogramas de atividades.
Na manhã desta quarta-feira, dia 3 de novembro, os vigários forâneos, o representante do Clero e o bispo se reuniram na Cúria Diocesana Bom Pastor, em Crato, para os últimos ajustes na agenda diocesana 2021, nesses novos tempos marcados pelo distanciamento social e reuniões virtuais.
O site da Diocese de Crato disponibilizará a aba “Calendário Diocesano” para que o povo de Deus possa acompanhar as atividades promovidas no campo da evangelização, da catequese, da pastoral e da missão.

<< Da da direita para a esquerda: Dom Gilberto; Padre Joaquim Cláudio Freitas (Forania 4); Padre Vaudênio Nergino (representante do Clero); Padre Eliomar Tavares Serafim (Forania 1); Padre Arnaldo Pereira (Forania 3); Padre Cícero Leandro Cavalcante (Forania 2) e Padre Antônio José do Nascimento (Forania 5) para os ajustes finais da agenda diocesana 2021 >>
Para saber mais
Foranias é um conjunto de paróquias territorialmente próximas. Por exemplo, a Forania 1 reúne as paróquias do município de Crato; a Forania 2, as paróquias de Barbalha, Juazeiro do Norte e Caririaçu; a Forania 3, as paróquias de Penaforte, Milagres, Mauriti (e distrito de Palestina), Missão Velha (e distrito de Jamacaru), Barro, (e distrito de Iara), Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Jardim e Jati; a Forania 4, as paróquias de Aurora, Lavras da Mangabeira (e os distritos de Quitaiús e Mangabeira), Farias Brito, Baixio, Ipaumirim, Granjeiro, Várzea Alegre e Umari; e a Forania 5, as paróquias de Campos Sales, Assaré, Tarrafas, Salitre, Potengi, Antonina do Norte, Altaneira, Araripe, Nova Olinda e Santana do Cariri.
Publicado por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação




