Desde 2008, a sede da Paróquia de São José, em Missão Velha, é dividida em dez setores. Com o crescimento da zona urbana, muito deles apresentaram aumento considerável no número de moradores. Isso levou o Conselho Pastoral Paroquial a readequá-los, cada qual com seu respectivo padroeiro e um grupo de missionários para ajudar nas atividades, passando de dez para treze regiões. A proposta foi tratada e sancionada em reunião ocorrida no último dia 30 de novembro de 2020, na presença majoritária dos conselheiros e do pároco, Padre Antônio Luiz do Nascimento. A divisão das 31 comunidades da zona rural, por sua vez, permanece. Estão agrupadas por proximidade e características pastorais.
A elaboração gráfica da nova divisão setorial da sede foi realizada pela Pastoral da Comunicação juntamente com o seminarista diocesano José Luiz Silva Santos. Confira.
1 – Mãe Rainha (com Santuário Paroquial)
2 – Nossa Senhora de Fátima (com Capela)
3 – São José (com Matriz e Capela)
4 – Santo Expedito (com Capela)
5 – Nossa Senhora Aparecida
6 – Frei Galvão
7 – Sagrada Família (com Capela e Comunidade Guanelliana)
8 – Santa Dulce
9 – Santo Antônio (com Espaço de Oração)
10 – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (com Capela)
11 – São Paulo Apóstolo (com Espaço de Oração)
12 – Nossa Senhora das Dores e Pe. Cicero (com Espaço de Oração)
13 – Imaculada Conceição
Para saber mais:
As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2019 a 2023 foram redigidas pensando, justamente, nesse desafio de evangelizar em um “mundo cada vez mais urbano”. “Evangelizar nas grandes cidades é usar, criar e expandir equipamentos numa concepção muito aberta e bastante audaciosa para fazer essa experiência importante e bonita de permear os valores do evangelho na cultura, nos corações, na vida e na dinâmica de nossas grandes cidades”, considera o presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.




