Cardeal Dom Orani Tempesta preside Dedicação do Altar da Basílica Santuário

Compartilhe:

O Arcebispo do Rio de Janeiro e um dos Cardeais do Brasil, Dom Orani Tempesta, presidiu na manhã desta terça-feira, dia 02 de fevereiro, a cerimônia de Dedicação e Consagração do Altar-Mor da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte. O Bispo Diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, Dom Eraldo Bispo da Silva, da Diocese de Patos, Paraíba, e Dom Paulo Cardoso, Bispo Emérito de Petrolina, Pernambuco, e vários padres concelebraram na solenidade.

“Um povo que persevera na sua fé, persevera na sua religiosidade popular, que leva adiante, repassando aos filhos aquilo que recebera de seus antepassados. Pra mim, hoje, é uma ocasião onde está aqui numa região marcada por romarias, devoções, não só hoje, mas durante tantas vezes por ano e que marca o coração desse povo que vem ao Cariri para celebrar a sua fé, alimentar a sua devoção”, disse Dom Orani ao iniciar sua homilia neste dia em que a liturgia da Igreja celebra a Apresentação do Menino Jesus no Templo.

Irmã Annet Dumoulin e Rosalva Lima da Conceição, limpando o altar. (Foto: Patrícia Mirelly)
Irmã Annet Dumoulin e Rosalva Lima da Conceição, limpando o altar. (Foto: Patrícia Mirelly)

Após a homilia, o Cardeal deu início ao rito de Dedicação e Consagração do Altar, derramando o óleo do Crisma. Depois o ungiu e depositou incenso sobre as brasas, colocadas no turíbulo (vaso metálico usado nas cerimônias litúrgicas para queimar o incenso) dando início ao rito de incensação. Em seguida, com auxílio da Irmã Annet Dumoulin, Cônega de Santo Agostinho, e Rosalva Lima da Conceição, de 95 anos, que conhecera o Padre Cícero, o altar foi limpo e decorado com toalha, flores, castiçais e crucifixo. Passado o rito, a Missa seguiu como de costume.

No altar principal da Basílica foi depositada uma relíquia de São Pedro Fourier (em francês: Pierre Fourier), religioso e reformador canonizado pela Igreja Católica, fundador da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A relíquia tem como finalidade recordar os fiéis do testemunho de vida dado pelo santo.

Da esquerda para direita: Dom Paulo Cardoso, Dom Fernando Panico, Cardeal Dom Orani Tempesta e Dom Eraldo Bispo da Silva. (Foto:Patrícia Mirelly)
Da esquerda para direita: Dom Paulo Cardoso, Dom Fernando Panico, Cardeal Dom Orani Tempesta e Dom Eraldo Bispo da Silva. (Foto:Patrícia Mirelly)

Ao final da cerimônia, Dom Fernando Panico manifestou alegria pela vinda do Cardeal Dom Orani a Juazeiro do Norte e pediu que interceda pela Igreja Diocesana de Crato a fim de que esta possa sempre seguir as pegadas de Jesus e também do Padre Cícero e da Beata Maria de Araújo, “que compartilhava momentos de sofrimento, momentos de perseguição, mas, agora, estão compartilhando lá do céu a alegria de ver a Igreja que eles tanto amaram se reconciliarem com eles, com a memória deles”.

Programação

Para esta terça-feira ainda estão previstas outras celebrações. A tradicional Missa e bênção das velas, na Capela do Socorro, às 17h, seguida da Procissão das Candeias pelas ruas Santa Luzia e São Pedro até a Basílica. Às 19h, na Praça do Romeiro, acontecerá o encerramento da Romaria com Bênção do Santíssimo Sacramento.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts