O início da Romaria das Candeias, a primeira desde o anúncio da reconciliação da Igreja com o Padre Cícero, foi assinalado na noite desta sexta-feira, dia 29 de janeiro, na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, com a abertura da segunda Porta Santa da Misericórdia, pelo Bispo Diocesano Dom Fernando Panico.
“Toda vez que celebramos uma romaria fazemos uma experiência renovada, uma experiência de fé. E este ano a grande novidade é que esta Romaria das Candeias é a primeira que acontece depois da histórica reconciliação da Igreja Católica com o Padre Cícero. É para todos nós motivo de muita alegria, uma alegria espiritual, porque reconhecemos, na palavra que nos vem do Papa Francisco, a autenticidade da fé da Igreja romeira”, disse o Bispo antes de iniciar a Santa Missa que contou a presença de padres da Diocese de Crato e de outras Dioceses, seminaristas, religiosos e religiosas, agentes de pastoral, movimentos e apostolados, além dos milhares de romeiros que lotaram a Basílica.
Assista o momento em que Dom Fernando abriu a Porta Santa:
Conforme aconteceu na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, quando fora aberta a primeira Porta, o quadro com a imagem do Padre Cícero adentrou a celebração, sendo posto ao lado do presbitério ao som de longas salvas de palmas. A aposentada Maria Delma da Silva Santos, que veio de Alagoas, foi uma das romeiras escolhidas para carregar a imagem. “Eu chega me arrepiei, foi uma graça de Deus na minha vida. Se não fosse ele, eu não tava aqui, hoje”, disse.
A cerimônia também foi marcada pela celebração do Jubileu da Vida Consagrada e das comemorações alusivas ao primeiro centenário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, hoje Basílica Santuário.

Expectativa
De acordo com o pároco, Padre Cícero José da Silva, são esperados mais de 300 mil romeiros para a Romaria das Candeias. “Nós estamos encerrando um ciclo de romarias (2015/2016). Este momento se torna histórico porque nós fazemos a abertura da Porta Santa da Misericórdia, onde o Papa Francisco nos convida à sermos mais humanos, mais misericordiosos.”
Para o Frei Barbosa, pároco do Santuário de São Francisco das Chagas, um dos lugares mais visitados durante este período, a Romaria das Candeias se configura como uma romaria de gratidão, de muito carinho e afeto. Segundo ele, embora sendo uma das menores, se comparada a de Nossa Senhora das Dores e a de Finados, a das Candeias é a mais bela pela procissão que ilumina a cidade junto à fé dos romeiros.

Porta Santa e Romaria
Esta é a primeira vez que um Ano Santo é vivenciado fora de Roma, com a oportunidade da Porta Santa ser aberta, também, em Santuários que recebem muitos peregrinos, como é o caso da Basílica Nossa Senhora das Dores.
A primeira Porta Santa da Diocese de Crato foi aberta no dia 13 de dezembro de 2015, um marco para católicos da região, sobretudo, pelo anúncio da reconciliação histórica da Igreja com o Padre Cícero, tão esperado pelos fiéis.

A terceira e última Porta Santa será aberta em abril, no Santuário da Divina Misericórdia, na cidade do Barro.
Até lá, milhares de romeiros deverão passar pela Porta avistando, assim, a Misericórdia de Deus, conforme as palavras do Papa Francisco: “Diante de nós está a porta, mas não somente a Porta Santa, outra: a grande porta da Misericórdia de Deus – e essa é uma porta bela! –, que acolhe o nosso arrependimento oferecendo a graça do seu perdão. A porta é generosamente aberta, é preciso um pouco de coragem da nossa parte para cruzar o limiar”.
*Vídeo: Aline Salustiano





