Abraçada pela Chapada do Araripe, a cidade de Jardim está localizada a 56 km de Crato. A Paróquia dedicada a Santo Antônio conserva uma experiência de fé ligada à fundação do município, há mais de duzentos anos, quando uma promessa feita ao Bom Jesus pôs fim à epidemia de cólera que devastava a região. A Imagem até hoje fulgura no altar-mor da Matriz para onde os paroquianos lançam olhares piedosos e agradecidos.
Segundo a história oral, como forma de louvar tão grande valia, cada família começou a preparar andores para o seu santo de devoção sair às ruas junto à Imagem do Bom Jesus, na procissão que acontece após a Missa, em sinal de agradecimento. Os festejos alusivos, iniciados no dia 25 de dezembro, são concluídos sempre no dia 1º de janeiro, associados à solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, na Oitava do Natal do Senhor.
Por causa da pandemia de Covid-19, a festa precisou ser adaptada ao formato virtual e os fiéis, antes reunidos em multidão, distanciados em assentos com demarcações de distanciamento no chão, do lado de fora da Igreja, onde havia ventilação natural. Mas nem por isso deixaram de participar com zelo e piedade da Santa Missa presidida pelo pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco local, Padre Idemário Muniz, e o vigário paroquial, Padre Marcus Dantas.
“Este é um momento celebrativo, orante e que fortifica a fé, principalmente no início de um novo ano que traz novos desafios e propósitos”, disse Dom Gilberto ao saudar a assembleia de fiéis. “Quem acolhe o Bom Jesus, na vida e no coração, está bem protegido para começar o ano”.
A celebração pode ser revista aqui: https://www.facebook.com/DiocesedeCratoCE/posts/1588575614660286
Após a Missa, a Imagem do Bom Jesus saiu em procissão motorizada percorrendo treze ruas do centro da cidade, mas sem ajuntamento de pessoas. Sentada num banco de madeira na Praça da Matriz, em frente ao altar onde foi celebrada a Eucaristia, rodeada por dois filhos pequenos, a vendedora Maria de Fátima anualmente sai de Fortaleza para participar da festa do Bom Jesus e reviver as suas raízes familiares.
Por: Patricia Mirelly/Assessoria de Comunicação