Povo católico de Jamacaru celebra a co-padroeira, Santa Luzia

Compartilhe:

Os paroquianos de Nossa Senhora das Dores, localizada em Jamacaru, distrito de Missão Velha, cheios de alegria, festejaram a memória da co-padroeira Santa Luzia, virgem e mártir. O novenário encerrado neste domingo, 13 de dezembro, contou com a presença bispo diocesano de Crato que presidiu a Santa Missa das 16h. A Eucaristia foi concelebrada pelo pároco, o Padre Tales e pelo Padre Cícero Luciano, natural do lugar.

As festividades alusivas à Santa Luzia é uma tradição do povo católico de Jamacaru e todos os anos reúnem uma multidão de fiéis durante os dias de novena. Este ano a festa foi atípica. Devido às orientações de distanciamento social como prevenção do contágio da Covid-19, a comunidade teve que reorganizar o jeito de celebrar. Com um número reduzido de pessoas por celebração, a Matriz de Nossa Senhora das Dores passou a transmitir as celebrações através das redes sociais e pela rádio local.

Recordando os feitos heroicos da “padroeira da visão”, o bispo diocesano destacou o exemplo de Santa Luzia, que viveu com os olhos voltados para Cristo e deu testemunho com sua própria vida. “Como comunidade devota de Santa Luzia, vocês têm o exemplo de seu cuidado e zelo. Na sua época ela defendeu a sua fé e não se amedrontou. Ela foi fiel na defesa de sua fé. Ela é conhecida por ser protetora dos olhos porque em sua vida, desde muito jovem consagrou o seu olhar para Jesus”.

Contanto um pouco da história e devoção da santa mártir, a comunidade preparou uma pequena peça teatral. Nela, Santa Luzia roga a Jesus pela cura daqueles que a ela recorre. “Os teus olhos são canal da minha Graça”, respondeu Jesus.

Para ver mais fotos, acesse a galeria.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts