Farias Brito: Festa da Imaculada é sinal de bem-aventurança em meio às restrições pandemia

Compartilhe:

Sob a condução do pároco, Frei Paulo, do vigário cooperador, Padre Vicente, e do Conselho Paroquial, os festejos alusivos a Nossa Senhora da Conceição, em Farias Brito, a 46 km de Crato, foram adaptados por causa da pandemia. Desde a abertura, no dia 28 de novembro, a novena preparatória não acontece na Igreja Matriz, como de costume, mas na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que fica no bairro Muriá, numa parte alta da cidade, onde há ventilação natural. No interior do templo, há também demarcações no piso, sinalizando o distanciamento, e totens com álcool gel na entrada e nas laterais, para que os paroquianos (distribuídos em 50% da capacidade dos assentos, segundo as orientações da Diocese de Crato) possam prestar as suas homenagens filiais à Virgem Imaculada com segurança, tanto para si quanto para os demais. O tema que os motivam neste itinerário de oração é inspirado no capítulo primeiro do Evangelho de São Lucas, versículo 48: “Todas as gerações me chamarão Bem-aventurada”.

Neste domingo, dia 6 de dezembro, os fiéis devotos acolheram o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, para celebração da oitava noite da novena preparatória dedicada às famílias. Na homilia da Missa, que seguiu à novena, Dom Pastana mediou a liturgia deste 2º Domingo do Advento, cujos textos continuam apontando para a preparação da vinda do Senhor. “Hoje, dentro dessa festividade, nós celebramos este tempo de vigiar e de preparar a nossa vida, a nossa família e a nossa comunidade para a chegada do Senhor. É claro que ele já está no meio de nós, mas Ele se faz presente quanto mais nós nos abrimos para acolhê-lo”, disse o bispo.

Você pode acompanha-la, clicando aqui: https://bityli.com/HMRBy

Agente da Pastoral da Comunicação (Pascom) Paula Alves, acostumada às transmissões da novena em anos anteriores, considera que o mais difícil foi lidar com o distanciamento social. “Tem sido bem complicado. A aproximação com as pessoas, a quantidade, a animação da população por estar sendo um momento difícil para todos. Essa parte do distanciamento foi algo que mexeu muito comigo, pois sempre tivemos a animação dos idosos, dos jovens das comunidades que, infelizmente, não podem estar com a gente nesse momento”, lamentou. Apesar disso, considera que o isolamento social impôs dificuldades para a realização das celebrações, não para a devoção. “É muito gratificante poder estar nessa animação [da Pascom], sentir a energia e transmiti-la. Não tem preço. São momentos muito significativos”.

Festa solene

A Paróquia de Farias Brito celebra a padroeira até esta terça-feira, dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. A programação para este dia terá Missa solene às 9h, presidida pelo vigário-geral da Diocese de Crato e Cura da Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, Padre José Vicente Pinto. Às 17h, uma carreata percorrerá todos os setores paroquiais, seguida de Missa rezada pelo pároco, Frei Paulo, e o vigário, Padre Vicente.

Acesse a galeria aqui: https://diocesedecrato.org/festa-de-nossa-senhora-da-conceicao-farias-brito-2020/

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts