No bairro Granjeiro, em Crato, em meio à vegetação da Chapada do Araripe, está o Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico, que recebeu esse nome em homenagem ao quinto bispo de Crato e tem como patrono São João Paulo II, cuja festa foi iniciada na noite quinta-feira, dia 22 de outubro, memória litúrgica do Pontífice que governou a Igreja por quase 27 anos.
Para marcar este tempo de renovação da fé, uma missa foi presidida por Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo reitor do Seminário, Padre Cicero Luciano, e pelo pároco do distrito de Santa Fé, Padre Eliomar Serafim. “Nós queremos fazer esse novenário que nos atualiza a vida deste grande Papa, missionário da paz. Ele era espontâneo, de espírito contagiante, que nos envolvia. Celebrar a sua vida é celebrar, sobretudo, o seu testemunho, tentando vivenciá-lo em nossa vida. E essa é a grande mensagem que ele deixou: ‘Não tenham medo de abrir as vossas portas, os vossos corações a Cristo'”, disse o bispo durante a homilia.
Até o próximo dia 1º de novembro, solenidade de todos os santos, haverá novena seguida de celebração eucarística, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico. “No centenário do nosso padroeiro vivamos a esperança” é o tema que inspira o novenário. As medidas protetivas, tais como distanciamento, uso obrigatório de máscara facial e higienização das mãos com álcool gel são observadas no interior e nos arredores da Casa de Formação, que atualmente é composta por dez seminaristas. Eles mesmos, aliás, fiscalizam o cumprimento dessas medidas.
Para saber mais
O Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico foi inaugurado em 29 de dezembro de 2015. É uma instituição voltada à formação espiritual e intelectual dos jovens candidatos ao sacerdócio, chamados “propedeutas”. Continue lendo aqui.
Veja registros da abertura da festa!
Acesse a galeria de fotos aqui














