“Dia da Unidade”, foi assim que Dom Fernando Panico instituiu a celebração que contou com a presença de membros da Renovação Carismática Católica (RCC) e Novas Comunidades da Diocese de Crato, realizada neste dia 1º de janeiro, na Capela Mãe do Belo Amor, localizada em Crato- CE.
Na verdade a celebração aconteceu dentro das comemorações dos 70 anos do Bispo Diocesano e, diante da alegria em ver os carismas reunidos, Dom Fernando lançou o compromisso: “Vamos instituir este dia como o Dia da Unidade. Em todos os anos, no dia 1º de janeiro, os grupos/ comunidades que fazem parte do carisma RCC ou Novas Comunidades, devem participar desta missa, que acontece sempre às 9h, aqui na Capela Mãe do Belo Amor. Quando eu não estiver mais aqui Jesus fica, Maria fica, a Igreja fica e o compromisso do encontro do dia 1º também fica”, disse o Bispo.

Diante do compromisso lançado os fiéis aplaudiram e, como a Virgem Maria, disseram o sim como resposta. “No início de 2016, dentro do ano da misericórdia, vejo este compromisso, que o Dom Fernando lançou para nós, como uma grande vitória. É necessário para todos nós uma vivencia profunda da unidade. Isso é um grande impulsionar do Espírito Santo para que possamos entender que não importa o nosso carisma, o que importa é que somos um. O 1º de janeiro irá nos lembrar que precisamos estar juntos para termos mais forças em nossa caminhada diocesana e em nossa vida de evangelização”, falou Guto Azevedo, fundador da “Comunidade Quem Como Deus?”.
Ao final da celebração eucarística muitas homenagens foram prestadas ao Bispo, como uma forma de gratidão por todo o serviço pastoral que ele realiza à frente da Diocese de Crato.

Aniversário
Como Dom Fernando possui o registro de nascimento datado de 1 de janeiro de 1946, as comemorações pelo seu natalício continuam. Hoje, no Dia Mundial da Paz, o aniversário do Bispo foi celebrado com padres, religiosos e leigos na Missa celebrada na Capela Mãe do Belo Amor.
A escolha da Capela para celebração é carregada de simbolismo para o Bispo. Ela foi o primeiro lugar onde Dom Fernando foi acolhido, na cerimônia de posse como o 5º Bispo da Diocese de Crato, realizada dia 29 de junho de 2001.

Na manhã do dia 29 de junho de 2001, “estavam presentes na Capela Mãe do Belo Amor uma representação do clero, leigos, Dom Newton Holanda Gurgel e o prefeito da época que me entregou a chave da cidade (ritual que faz parte da acolhida de um novo Bispo). Depois fomos à Catedral onde nos encontramos com a outra parte do clero e, em seguida, nos dirigimos para o Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, onde almoçamos. A tarde aconteceu a Missa que marcou o início de minha caminhada pastoral a frente da Diocese de Crato”, recordou detalhadamente Dom Fernando.
A Capela Mãe do Belo Amor é um marco da passagem do novo milênio. Sua construção teve início Dom Newton e a bênção e inauguração foi realizada há 15 anos.

A celebração do dia 1º de janeiro também trouxe como intenção a Instalação da Diocese de Crato, pois ela foi criada em 20 de outubro de 1914, mas instalada em 1º de janeiro de 1915.
Comunidade Filhos Amados do Céu
O aniversário é de Dom Fernando Panico, mas quem ganha o presente é a Igreja, a Diocese de Crato.
“Essa casa será uma casa de acolhida, onde os filhos mais necessitados dos cuidados da Mãe podem encontrar amigos”, disse o Bispo ao comunicar o início das atividades da Comunidade Filhos Amados do Céu (FAC), no bairro onde está localizada a Capela Mãe do Belo Amor.

O espaço, doado pela Diocese a FAC através de um comodato, possui além da Capela, uma casa onde irão morar quatorze missionários da comunidade. No local acontecerão missas dominicais, atividades com jovens, grupos de oração e também a triagem dos dependentes químicos que serão encaminhados para a Casa da Misericórdia.
“Dom Fernando faz parte de nossa Comunidade. Dentro do seu apostolado nós, Comunidade Filhos Amados do Céu, fazemos parte. Nascemos no apostolado dele e estar hoje comemorando o aniversário dele desta forma, para nós é uma alegria muito grande”, falou o Padre Monteiro, fundador da Comunidade Filhos Amados do Céu.
Hoje a FAC está presente, com a Casa de Oração e a Casa da Misericórdia, em Nova Olinda; em Crato se encontra o Centro de Evangelização, no bairro Muriti, e a partir de agora o mais novo no bairro Guaribas, totalizando assim quatro espaços de evangelização.





