A quem o mês de agosto é dedicado?

Compartilhe:

Tradicionalmente, todo mês é dedicado a algum aspecto importante de nossa fé, como o Sangue Precioso, São José, o Santo Nome de Jesus e as Almas Pobres. Agosto também tem sua maior dedicação.

Sabemos que tradicionalmente o mês de maio é dedicado à bem-aventurada Virgem Maria. Outubro ao Santo Rosário e Nossa Senhora do Rosário. Agora é hora de lembrar também de algo pouco realizado ou muitas vezes esquecido. Agosto é o mês tradicionalmente dedicado ao Imaculado Coração de Maria.

De fato, agosto viu a celebração da festa do Imaculado Coração de Maria. Em 1944, o Venerável Papa Pio XII organizou esta festa para ser celebrada em 22 de agosto como a oitava da Assunção. Dois anos antes, ele havia consagrado a família cristã e toda a raça humana ao Imaculado Coração de Maria, no 25º aniversário das aparições de Fátima.

Então, em 1969, o papa Paulo VI mudou a data para o sábado após a solenidade do Sagrado Coração de Jesus (celebrada na sexta-feira anterior; as celebrações são próximas). Isso significa que o banquete do Imaculado Coração de Maria cai no terceiro sábado após o Pentecostes.

Para constar, agosto ainda tem três festas marianas – a Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior (também lembrando Nossa Senhora das Neves) em 5 de agosto; a Assunção em 15 de agosto; o Queenship of Mary em 22 de agosto.

Tudo isso pode parecer bastante recente, mas bem antes de agosto se dedicar ao Imaculado Coração de Maria, ela foi celebrada como tal por séculos. Vamos dar uma olhada rápida em alguns destaques.

“As verdadeiras raízes da devoção ao coração de Maria estão nas Escrituras, onde em duas ocasiões é feita referência ao coração de Maria por São Lucas”, aponta o padre Johanm Roten, mariologista da Universidade de Dayton. Ele se refere a Lucas 2:19 “Maria valorizou todas essas coisas e refletiu nelas em seu coração” e Lucas 2:51 “Sua mãe (Maria), enquanto isso, guardava todas essas coisas em memória, significando em seu coração”.

Ele também explicou: “O texto bíblico mais bonito sobre o coração de Maria é o Magnificat, porque nos revela as maravilhosas riquezas do coração humilde e real de Maria. Seu coração canta louvores a Deus, mas não é uma canção solitária, minha canção sobre a história da minha alma, mas o  Magnificat  é a canção da história da salvação para todo o povo de Deus. ”

Vamos avançar rapidamente para o início do século XV e para São Bernardino de Siena, que, como observa o padre Roten, tem o título de Doutor do Coração de Maria. “Nesse coração, ele vê sete fornos ardentes que dão origem a sete chamas, que são os sete atos de amor expressos nas sete ‘palavras’ de Nossa Senhora encontradas no Evangelho.”

Então, no século XVII , São João Eudes transmitiu a devoção e promoveu um banquete em homenagem ao Imaculado Coração de Maria. Logo várias dioceses na França o fizeram.

A devoção continuou e aumentou em 1830 com a Medalha Milagrosa. Entre as imagens que Nossa Senhora disse a Santa Catarina Labouré para colocar na medalha estava um de seu Imaculado Coração colocado ao lado do Sagrado Coração.

Nossa Senhora continuou a trazer a devoção ao seu Imaculado Coração à frente, a seguir em Fátima. Lá, e também mais tarde para Ir. Lúcia, fez várias menções específicas ao seu Imaculado Coração.

Mary A própria nos diz

Após as revelações em Fátima e depois em Lúcia, a devoção ao Imaculado Coração de Maria se espalhou rapidamente e em climas ainda maiores.

Um breve lembrete: Nossa Senhora mencionou seu Imaculado Coração em sua segunda aparição em junho. Ela disse a Lucia que ficaria na terra depois que seus primos fossem para o céu, já que Jesus deseja que você me faça conhecido e amado na terra. Ele deseja também que você estabeleça devoção no mundo ao meu Imaculado Coração .

Nossa Mãe Santíssima também disse a ela: eu sempre estarei com você, e meu Imaculado Coração será seu conforto e o caminho que o levará a Deus.

Jesus, seu Filho, quer torná-la conhecida e amada com devoção estabelecida no mundo ao seu Imaculado Coração. E o Coração Imaculado não será apenas nosso conforto, mas o caminho que nos levará a Deus. É uma razão ou instrução perfeitamente clara pela qual devemos nos dedicar ao Imaculado Coração de Maria.

Então, durante a aparição de julho, Nossa Senhora contou às crianças em detalhes sobre seu Imaculado Coração, a reparação que ela pediu e os resultados se as pessoas ignorassem esse pedido.

Ela fez com que as crianças nesta breve oração dissessem muitas vezes especialmente ao fazer um sacrifício para salvar os pecadores: Ó Jesus, isto é por amor a Ti, pela conversão dos pecadores e em reparação por ofensas cometidas contra o Imaculado Coração de Maria.

Em julho, ela também contou às crianças depois que lhes mostrou o inferno para onde vão os pobres pecadores – Para salvá-las que Deus deseja estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se você fizer o que eu digo, muitas almas serão salvas e haverá paz.

Vamos nos lembrar quem foi quem pediu essa devoção: seu Filho Jesus.

Nossa Mãe Santíssima continuou, dizendo às crianças, em parte, sobre punições e outra guerra (Segunda Guerra Mundial) se as pessoas não ouvissem e se arrependessem. Para evitar isso, solicitarei a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão de Reparação nos primeiros sábados .

Isso não foi tudo. Nossa Senhora deixou bem claro: Se meus desejos forem cumpridos, a Rússia se converterá e haverá paz; caso contrário, a Rússia espalhará seus erros pelo mundo, trazendo novas guerras e perseguição à Igreja; os bons serão martirizados e o Santo Padre terá muito a sofrer; certas nações serão aniquiladas. Mas, no final, meu Coração Imaculado triunfará.

O triunfo virá através de seu Coração Imaculado. De jeito nenhum ou ninguém vai impedir isso. A questão é: praticaremos a devoção ao seu Imaculado Coração. Temos o mês de agosto para nos lembrar.

Mais Provas

O Diretório da Santa Sé sobre Piedade Popular e Liturgia esclarece que “o memorial do Imaculado Coração de Maria é uma celebração da complexa relação visceral de Maria com a obra de salvação de seu Filho: da Encarnação, à sua morte e ressurreição, ao dom do Espírito Santo. ”

Essa é uma explicação por que Jesus quer que a devoção ao Imaculado Coração de sua mãe se espalhe.

O mesmo diretório também tem a dizer sobre o recebimento da comunhão nos cinco primeiros sábados. “Esta prática piedosa deve ser vista como uma oportunidade de viver intensamente o mistério pascal celebrado na Santa Eucaristia, inspirado na vida da Bem-aventurada Virgem Maria.” Jesus e Maria são reunidos aqui também.

Seu coração e maneiras de honrar

Primeiro, a Enciclopédia Católica do Novo Advento explica “o que parece nos atrair acima de tudo é o amor deste coração por Jesus e por Deus”. E temos que examinar todo o coração humano de Maria, incluindo suas “alegrias e tristezas, suas virtudes e perfeições ocultas e, acima de tudo, seu amor virginal por seu Deus, seu amor materno por seu Filho Divino e seu amor maternal e compassivo por seus filhos pecadores e miseráveis ​​aqui embaixo. ”

O padre Roten nos dá uma grande visão do que significa quando falamos do coração de Maria.

“A expressão ‘coração de Maria’ deve ser entendida no sentido bíblico: denota a pessoa da Virgem Maria, seu ser íntimo e único; o centro e a fonte de sua vida interior, de sua mente e memória, de sua vontade e amor; a obstinação com que amava a Deus e aos discípulos e se dedicou de todo o coração à obra salvadora de seu Filho. ”

Início em agosto

Agora que examinamos um pouco da história da devoção e das razões, este mês de agosto não é um bom momento para começarmos ou aumentarmos nossa honra e devoção ao Imaculado Coração de Maria?

Uma maneira é fazer ou renovar nossa consagração individual ao Imaculado Coração de Maria. O papa Pio XII explicou que essa consagração “tende essencialmente à união com Jesus, sob a orientação de Maria”.

Ele consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria em 31 de outubro de 1942. O Papa São João Paulo II o renovou duas vezes, a segunda vez em comunhão com os bispos da Igreja, em 25 de março de 1984. E o Papa Francisco então em uma cerimônia do Vaticano em 13 de outubro de 2013.

“Por nossa consagração, prometemos nos tornar dependentes de Maria em todas as coisas: oferecer todas as nossas orações e oblações a Deus por meio de Maria e buscar todo presente de Deus por meio de Maria”, ensinam os dominicanos no The Rosary Center. “E fazemos isso com a maior confiança. Como ela é nossa mãe, ela conhece nossas necessidades melhor do que nós; e como ela é rainha do céu, ela tem acesso imediato ao tesouro infinito de graças no reino de seu filho divino. ”

Não é à toa que somos aconselhados a nos consagrar ao Imaculado Coração de Maria.

Jesus escolheu que nós o procurássemos através de Maria – “tanto o mistério de Deus que nos chega através de Maria, quanto o fato de sermos levados a Deus através de Maria, é uma obra do Espírito Santo”.

Se fizermos a consagração e honestamente tentarmos vivê-la, o que a Mãe Santíssima prometeu a Lúcia também se aplica a nós: nunca te deixarei; meu Coração Imaculado será seu refúgio, e o caminho que o levará a Deus.

Use o método de St. Louis de Montfort, os 33 dias da glória do padre Michael Gaitley (mais de um método neste livro) ou outras orações de consagração adequadas.

Em seguida, o Rosário. “Em nossa devoção ao coração de Maria, não há oração mais eficaz do que o Rosário, que trata dos mistérios da vida de seu Filho e dela. Não há melhor maneira de obter, através da intercessão de Maria, a ajuda que precisamos desesperadamente de aprender a ser amorosos e altruístas ”, lembrou o Servo de Deus Padre John Hardon.

Além disso, como já passou para agosto, aponte para setembro o início dos cinco primeiros sábados. Ou continue fazendo os primeiros sábados, se você já completou as cinco. Não precisamos parar às cinco. Realmente podemos e devemos fazê-los continuamente, porque eles honram Nossa Senhora e atendem continuamente seus pedidos.

Finalmente, durante agosto, devemos fazer algo extra, algo especial, algo extra especial para Nossa Senhora. Inscreva-se no escapulário marrom, use uma medalha milagrosa, comece a rezar diariamente o Angelus, ou o Memorare, ou por que não os dois? Por que não todos? A Jesus através de Maria.

Publicado originalmente em: https://www.ncregister.com/blog/joseph-pronechen/who-is-the-month-of-august-dedicated-to

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts