Quem transita pelas ruas da cidade de Crato, ao longe avista o casarão de São José. Fundado em 1875, o Seminário Diocesano completou neste dia 7 de março, dentro dos festejos ao patrono, seus cento e quarenta e cinco anos de criação. A data jubilar foi comemorada com uma programação toda especial.
À noite, uma multidão subiu as ladeiras do Seminário para render graças a Deus por esta data, e agradecer ao glorioso São José pelas bênçãos derramadas neste lugar. Em ação de graças, a celebração eucarística contou com a presença do bispo diocesano, Dom Gilberto, e de padres que neste lugar tiveram sua formação. Ao som das vozes dos seminaristas que compõe o coral Schola Cantorum Iesum Salvator, foi apresentado o hino jubilar pelos 145 anos.
“Esta casa é um lugar de formação daqueles que querem caminhar com o Senhor, e para isso devem subir ao monte, e se deixar transformar por Ele. Quantas pessoas já passaram por aqui? Não apenas seminaristas, sacerdotes, mas pessoas que aqui se recolheram para ficar com o Senhor, e escutá-lo?”, indagou o bispo diocesano, lembrando-se da comunidade que vem a capela do Seminário para participarem da santa missa. “São 145 anos de conservação de uma história da formação, da preparação daqueles que serão discípulos do Senhor”, completou.
Este ano, toda a Diocese de Crato comemora os 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista, e também celebrará, em outubro, a beatificação da Mártir Benigna Cardoso, de Santana do Cariri. Ambos foram homenageados com a inauguração de dois jardins, assim como uma fonte, no interior do casarão. Durante o dia, uma exposição fotográfica sobre o Padre Cícero foi exposta.
Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação














