Ver, sentir compaixão e cuidar: Campanha da Fraternidade é aberta na Diocese de Crato

Compartilhe:

A partir deste domingo, dia 1º de março, a Diocese de Crato inicia a Campanha da Fraternidade 2020. A abertura oficial aconteceu na Missa das 9h, na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo cura  e pároco, Padre José Vicente e Pinto, e o vigário paroquial, Padre Francisco José.

Unida à Igreja no Brasil, as 57 paróquias e três áreas pastorais, que constituem o território diocesano de Crato, passam a percorrer o itinerário penitencial da quaresma, em preparação para a Páscoa de Jesus, motivadas pelo tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”; e lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou”, ambos inspirados no exemplo de Santa Dulce dos pobres, a freira baiana que doou sua vida em favor dos necessitados e na promoção do Reino de Deus.

Cada paróquia, a partir de sua realidade, deve planejar e executar ações com o objetivo de despertar nos fiéis o espírito fraterno e comunitário, refletindo sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. Essas ações podem ser executadas tanto nas igrejas matrizes e comunidades, quanto em escolas, hospitais e outros locais públicos.

Ver, sentir compaixão e cuidar

Dom Gilberto, em mensagem aos diocesanos, recorda que “a Campanha da Fraternidade é um modo privilegiado, pelo qual a Igreja no Brasil é convidada a praticar exercícios quaresmais”, justamente porque “anuncia importância de não separar a conversão do serviço aos irmãos e irmãs, à sociedade e ao planeta, nossa casa comum”. Para ele, o tema escolhido “emerge em nossos dias como um clamor que brota de tantos corações que sofrem de inúmeras formas e da criação que se vê espoliada”.

Nesse sentido, convite que o bispo dirige aos padres, religiosas, consagradas (os), lideranças, leigos (as) e às pessoas de boa vontade é que a CF possa “ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo e da preocupação mútua da fraternidade”, em “todos os ambientes, escolas, casas e praças com todo o vigor”.

Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade aqui: https://www.cnbb.org.br/o-que-fazer-de-acoes-praticas-na-cf-2020/

Por: Assessoria de Comunicação

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts