“Este Natal é o Natal da Misericórdia”, afirma Dom Fernando na Vigília de Natal

Compartilhe:

Centenas de fiéis participaram da Solenidade da Vigília de Natal na noite deste dia 24 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE. A celebração foi presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelo Pe. Acúrcio Barros, Pe. Edimilson Neves e o Pe. Aluísio Ricardo, da Comunidade Canção Nova.

Após quatro semanas de preparação para este momento, vivenciado através do Tempo do Advento, os fiéis celebraram a alegria da vinda do Messias tão aguardado que, conforme afirmou Dom Fernando, “ao contrário do que muitos pensavam, Jesus veio do jeito mais simples e pobre que o povo pudesse imaginar”.

Dom Fernando Panico, no momento da homilia. (Foto: PASCOM da Catedral)
Dom Fernando Panico, no momento da homilia. (Foto: PASCOM da Catedral)

Definindo este Natal como o Natal da Misericórdia, devido o Ano Jubilar da Misericórdia, o Bispo incentivou os fiéis a viverem em comunhão e unidade. “A festa do Santo Natal releva para nós o rosto humano de Deus, através da criança que nasce em Belém. Que Jesus nos traga as melhores bênçãos para sonharmos com um mundo mais humano onde todas as desavenças, ódio e vingança, tudo que nos desune seja superado pela capacidade de enxergar no outro um irmão, assim como Jesus veio ao mundo para ver em cada um de nós os seus irmãos, porque somos todos filhos de Deus”, disse.

Na celebração o ato penitencial deu lugar a Kalenda de Natal. A Kalenda recorda ao mundo que Cristo, Redentor dos homens, é o centro do cosmos e da história. Em sua beleza litúrgica a letra do cântico contém o anúncio do Natal do Senhor sob o aspecto cronológico, onde é feita uma apresentação histórica dos principais momentos da salvação do povo de Deus.

Dom Fernando erguendo a imagem do Menino Jesus. (Foto: PASOM da Catedral)
Dom Fernando erguendo a imagem do Menino Jesus. (Foto: PASCOM da Catedral)

Após a Kalenda, uma imagem do Menino Deus entrou em procissão pela porta principal da Igreja, sendo levada por crianças. Chegando ao altar a imagem foi entregue a Dom Fernando e ele a ergueu, mostrando aos fiéis. A imagem permaneceu no altar, em um local preparado para ela, e no final da celebração foi levada em procissão até o presépio, recordando o local onde Maria e José colocaram o recém- nascido, em meio a simplicidade.

Reafirmando o compromisso que os cristãos devem assumir diante da chegada do Messias, Dom Fernando desejou a todos um Natal de paz: “Que este Natal traga paz e alegria a todos os nossos lares, sobretudo dê muita força e graça para trabalhar em favor da verdade, justiça e paz”.

*Com foto e informações da PASCOM da Catedral Nossa Senhora da Penha.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts