Diocese de Crato prepara novo plano pastoral para a evangelização

Compartilhe:

A Diocese de Crato prepara novo plano de pastoral para os próximos quatro anos (2019-2023). O documento será responsável por dar as pistas de trabalho para atividades e ações, e é baseado nos quatro pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE): palavra, pão, caridade e missão.

As discussões começaram ano passado, após consulta pública, feita por meio de um questionário, e seguiram durante a Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em novembro. Nela, padres, diáconos, religiosas e lideranças leigas propuseram, avaliaram e planejaram as formas mais iluminadas de construir comunidades eclesiais missionárias.

Neste sábado, dia 15 de fevereiro, essas sugestões foram retomadas, agora em reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, a fim de serem melhoradas ou acrescidas.

O plano vai orientar a Igreja de Crato sobre ações pastorais, catequéticas e missionárias, por exemplo, estabelecendo uma atuação comum. Nele, estão contidos objetivos, responsáveis, ou seja, quem vai executá-los, e os destinatários. Cada paróquia – e área pastoral – deve implementá-los, ajustando-os a partir da sua realidade pastoral. Além disso, equipes estão sendo formadas para acompanhar a execução.

Dentre as sugestões do plano, está a necessidade de uma pastoral do migrante, no âmbito da caridade, a divulgação da Semana do Padre Cícero Romão em toda a diocese, bem como a criação de uma semana dedicada à menina Benigna Cardoso, no âmbito da Missão. Outra proposta é a elaboração de subsídios (roteiros) que ajudem as capelas nas celebrações dominicais. Por isso entre as propostas está a realização de cursos para Ministros da Palavra e para Ministros Extraordinários da Eucaristia (MECE’S) com grade própria e formação continuada, no âmbito da Palavra.

A expectativa é ter o documento aprovado durante a próxima reunião do Conselho, marcada para o dia 23 de maio. Até lá, uma equipe será formada para a redação técnica.  “Estamos trabalhando para que esse documento traga um novo rosto para a nossa diocese e ela possa ter, cada vez mais, uma melhor evangelização e assim propiciar uma melhor experiência comunitária, formando discípulos de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias”, afirma o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Vidal.

O Plano Diocesano de Pastoral do último quadriênio (2015-2019) ajudou a Igreja de Crato a avançar em evangelização e em atividades pastorais, como a formação dos conselhos paroquiais e comunitários e, principalmente, na promoção de círculos bíblicos, vistos como autênticos espaços de educação da fé comprometida com a vida e com a transformação da sociedade. A pastoral de conjunto também ajudou na promoção da vida de oração e de serviço, da vivência comunitária e do espírito missionário do povo.

Por: Patricia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts