Ao fim da tarde desta sexta-feira (14), com o repique dos sinos do relógio, o cortejo procissional adentrava a Matriz de São José em Missão Velha, enquanto o coro da assembléia junto a dos cantores entoava o canto de entrada “tua voz me fez refletir, deixei tudo para te seguir, nos teus mares eu quero navegar”. Deixando tudo para trás, o jovem Luiz Martins Parente, respondeu ao chamado de Deus, e há cinquenta anos era ordenado padre para a Igreja de Cristo. Em comemoração ao seu jubileu de ouro, amigos, parentes e irmãos no sacerdócio, se reuniram para render graças a Deus por esta vocação frutuosa.
Sob a presidência do bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, a missa foi concelebrada pelos padres Antonio Luiz e Cícero Mariano (ambos da paróquia de São José, em Missão Velha), padre Francisco Marques (Barbalha), Fernandes José (Brejo Santo), padre Cícero Luciano (Reitor do Seminário Propedêutico), padre Idemário Muniz (Jardim), padre Joaquim Ivo, padre José Vicente Pinto, padre José Ricardo e padre José Josias (ambos de Crato)
Padre Luiz Martins Parente, ou apenas padre Luiz como assim é chamado, nasceu no Sítio Camelo, em Missão Velha, em 29 de Março 1941. Dos 79 anos de existência, cinquenta são dedicados ao ministério sacerdotal, uma vida doada à causa do Reino. Uma vocação que nasceu no seio familiar, onde o convívio com os primos padres inspirou o jovem a ingressar no seminário. Aos 20 anos foi para o seminário de São José na Bahia- Sociedade Joseleitos de Cristo – SJC, sendo ordenado sacerdote aos 29 anos, no dia 08 de fevereiro 1970.
“50 anos é uma geração, uma vida. 50 anos de anúncio e proclamação. De cuidado, não de si, mas das ovelhas que Deus confiou a ele, de zelo pastoral e serviço sacramental. De dedicação a Deus e à vida do seu povo. Quantas pessoas não conheceram Cristo através do kerigma e do testemunho, da simplicidade de vida e do despojamento do padre Luis?”, comentou Dom Gilberto ressaltando sua alegria em participar de uma celebração como esta, as bodas de ouro de uma oferta a Deus.
A simplicidade e humildade, características do Padre Luíz, tem uma inspiração, o patriarca São José, ao qual tem especial devoação deste muito jovem. Para homenageá-lo, o padre Luíz foi presenteado com uma imagem do seu santo de devoção, entregue pelas mãos dos sobrinhos-netos e de seu afilhado George Januário, primeira criança batizada pelo padre no início de seu sacerdócio.
Em agradecimento as homenagens recebidas, o sorriso era resposta concreta. Ao final da missa, uma recepção foi realizada no Centro Pastoral, com todas as honras devidas ao jubilando.
Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

















