Seguem os preparativos para o carro-andor da Romaria de Candeias

Compartilhe:

O carro-andor é um dos elementos que solenizam as romarias e o que os devotos mais anseiam. E é das mãos habilidosas do artista plástico Antônio Carlos de Sousa – ou Carlinhos – que ele toma forma.

Nestes dias de romaria, a casa do artesão se transforma numa oficina de trabalho. Diante das imagens do Sagrado Coração de Jesus, do Imaculado Coração de Maria e do Padre Cícero Romão, as ideias vão ganhando traços e formas. São muitas as etapas até que o carro-andor chegue às ruas: escolha do tema, composição e definição das cores, escolha dos tecidos, das flores, entre outras. O processo de feitura tem duração de três dias e envolve de seis a oito pessoas.

Em seguida, tem início a produção em si, com ferragens, os tecidos e as flores. E o principal, que atrai a atenção de quem acompanha a procissão: a Imagem da “Mãe de das Dores e das Candeias”.

A partir do tema celebrado na romaria, o artista tem buscado inspiração em elementos da religiosidade e da cultura local, como sandálias de couro, lamparinas, esculturas de madeira e de argila. As xilogravuras, por exemplo, vão retratar a primeira Missa rezada pelo Padre Cícero Romão e o momento em que ele pede ao artesão para confeccionar os candeeiros que, depois, vão iluminar a procissão em honra de Nossa Senhora. A ideia – explica Carlinhos – é contar a história da Romaria de Candeias, da chegada do Padre Cícero à cidade até os dias atuais.

“Para mim é uma honra, uma alegria sempre estar fazendo esse serviço com toda a devoção que eu tenho a Nossa Senhora. Terminando o serviço, a gente fica com o coração a mil”, diz o artesão, acrescentando que muitos detalhes ainda estão por terminar.

Fonte: http://maedasdoresjuazeiro.com/postagens/seguem-os-preparativos-para-o-carro-andor-da-romaria-de-candeias

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts