Diáconos permanentes participam de encontro formativo

Compartilhe:

Os Diáconos permanentes da Diocese de Crato, estiveram na manhã deste sábado (18), para o primeiro encontro do ano de 2020. De caráter formativo, o encontro aconteceu no auditório da Cúria Diocesana, em Crato, e teve a assessoria do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, que falou sobre a importância e a missão do diácono para a comunidade.

Entre as reflexões propostas, temas como a natureza do diaconato, a identidade e a missão específica do diácono, foram debatidos. Além da formação, deram início o planejamentos e as ações do ministério diaconal diocesano para os próximos quatro anos. Os direcionamentos feitos são de acordo com os acertados na Assembléia Diocesana de Pastoral.

Conforme o Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos permanentes, “o serviço dos diáconos na Igreja é documentado desde os tempos apostólicos. Uma tradição consolidada, atestada já por Ireneu e que confluiu na liturgia da ordenação, viu o início do diaconado no acontecimento da instituição dos « sete », de que falam os Atos dos Apóstolos (6, 1-6)”. O diaconato é o grau inicial da hierarquia sagrada.

Segundo Dom Gilberto o ministério diaconal, assim como os demais graus da Ordem, é um ministério de serviço. “É participação na missão de Cristo. A missão é dele, nós somos participantes de sua missão. Um serviço único e insubstituível prestado as comunidades. Assim como diz Paulo em sua carta a Corintios  “somos, pois, embaixadores de Cristo”( 2 cor 5, 20)”.

Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts