A ciranda que se formou em um dos auditórios do Centro de Expansão, em Crato, na tarde deste sábado, dia 18 de janeiro, deu início a mais uma edição do “Nordestão de Liturgia”, que congrega distintos carismas, ministérios e formas de viver e “incultutar” a Liturgia nas celebrações e na vida, isto é, o encontro do Evangelho com um meio social e a introdução destas culturas na vida da Igreja.
“É uma experiência eclesiástica muito rica, e ficamos muitos felizes em sediar o Nordestão, sabendo que, daqui, saem muitas lideranças para as nossas paróquias e comunidades”, disse o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Das 24 edições do Nordestão, onze foram realizadas na Diocese de Crato.
A agente de Pastoral, Maria de Jesus, veio do Estado do Amazonas, no extremo do país, participar das aulas. E ainda trouxe mais três colegas. “É importante sempre buscar conhecimentos para celebrar, cada vez melhor, a Liturgia”, disse. A Irmã Susana Lima da Costa, de Imperatriz, no Maranhão, partilha do mesmo pensamento, acrescentando que o Nordestão é uma “riqueza oferecida pela Igreja no Brasil”.
<< Nordestão congrega diversos sotaques e culturas num mesmo ideal: celebrar e viver a Liturgia>>
E é exatamente isso que o Nordestão propõe. São dez dias de encontros – semelhantes às aulas numa universidade – divididos em três etapas, que visam “conformar a vida aos dons recebidos e sustentá-la pela força dos sacramentos”, na explicação do Padre Joaquim Ivo, da equipe de coordenação.
Na primeira etapa, por exemplo, os participantes são motivados a compreender a Liturgia, para bem celebrá-la; na segunda, a entender os sacramentos, para melhor celebrar o Mistério Pascal; e, na terceira, a vivenciar os “sacramentais”, para celebrar melhor uma “liturgia inculturada”, ou seja, a mensagem de Cristo que penetra no meio sócio-cultural, convidando-o a crescer segundo os seus próprios valores, desde que estes sejam conciliáveis com o Evangelho.
Leia mais, aqui: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_1988_fede-inculturazione_po.html
O Nordestão de Liturgia é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. Começou a ser planejado na cidade de Floreano (PI), tendo a primeira edição em Fortaleza (CE). Depois foi para Messejana e Canindé (CE) até chegar – e se fixar – na cidade de Crato. Participam dele bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas, leigos e leigas, além de agentes da Pastoral Litúrgica, vindos do Norte, do Nordeste e também do Sudeste do país. Em 2020, os encontros acontecem do dia 18 ao dia 26 de janeiro.
Por: Patricia Mirelly/Assessoria de Comunicação











