Alegria, vida e paz: Paróquia Menino Jesus de Praga celebra festa patronal e jubilar

Compartilhe:

“Glorioso Deus Menino, soberano, dom supremo, unigênito do Pai; veio trazer-nos ao mundo unidade, amor profundo, alegria, vida e paz”. Assim entoaram os paroquianos do Menino Jesus de Praga, no bairro Novo Juazeiro, em Juazeiro do Norte, neste domingo, dia 5 de janeiro, solenidade da Epifania do Senhor. Para toda a Igreja, essa liturgia é uma continuidade da contemplação e da celebração ao mistério do nascimento de Jesus Salvador. Para os fiéis do Novo Juazeiro, de modo especial, é o momento de celebrar o padroeiro e, este ano, de modo especial, a festa jubilar: 30 anos de criação.

Em 20 de outubro de 1989, mesma data de criação da Diocese de Crato, o terceiro bispo diocesano, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, assinalou a criação de uma comunidade paroquial no Novo Juazeiro. No ano seguinte, no Domingo da Epifania do Senhor, em 6 de janeiro de 1990, os fiéis católicos do bairro se reuniram em torno do Altar, para a cerimônia de instalação e inauguração da tão sonhada paróquia.

Para recordar essa data, o tema da festa do padroeiro deste ano celebrou: “Anunciando e testemunhando o nome de Jesus”. A pré-festa, iniciada na Festa de Cristo Rei, aconteceu em forma de Tríduo em todas as comunidades. E foi aberta, oficialmente, no dia 26 de dezembro, com o hasteamento das bandeiras.

O atual pároco, Padre Cícero Leandro Cavalcante, considerou que a paróquia vive na sua efervescência pastoral e na sua dinamicidade de comunidade. “Foi um momento de alegria, de confraternização e de muita oração; foram momentos fortes que nossa paróquia viveu este ano, na espiritualidade dos festejos do Natal e encerrando na Epifania. Como diz os próprios paroquianos: ‘Já estamos com saudades!’. Foi uma festa de muitas bênçãos e de muitas graças”.

Maria Genoveva, que viu a paróquia “nascer”, recorda que foram muitos desafios, mas o melhor é que ninguém desanimou. “Foram muitos momentos, mas o que marcou nesse tempo foi a ordenação do Padre Paulo Lemos, que foi aqui na nossa paróquia, quando ela tinha dez anos [de criação]. Foi o nosso primeiro presente, ele foi o primeiro padre ordenado por nossa paróquia e na nossa paróquia. Nós preparamos tudo com muito amor”, disse.

Para a conclusão dos festejos alusivo e jubilar, o convidado foi o bispo Dom Gilberto Pastana. A celebração solene começou às cinco da tarde, seguida de procissão com a Imagem do Menino Jesus, levado em carro-andor todo ornado pelas ruas que circundam a Matriz. Tanto a Missa quanto o cortejo foram acompanhados, também, por visitantes das paroquias circunvizinhas.

Por: Mychelle Santos/ Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts