Na manhã de ontem, 8 de dezembro, em Roma, o Papa Francisco abriu o Ano Santo da Misericórdia. Após a celebração da Santa Missa o pontífice se dirigiu até a Porta Santa da Basílica de São Pedro e depois de uma breve oração, subiu os degraus em silêncio e com três toques abriu a Porta Santa.
Um diferencial deste Jubileu é que ele não será celebrado só em Roma, mas em todas as Dioceses do mundo. Após a abertura da Porta Santa pelo Papa na Basílica de São Pedro, no domingo seguinte todas as Dioceses realizarão o mesmo ritual. Na Diocese de Crato a celebração será presidida pelo Bispo Dom Fernando Panico, e acontecerá dia 13 de dezembro de 2015, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.
Outra novidade é que o Papa deu a oportunidade de abrir a Porta Santa também nos Santuários que recebem muitos peregrinos, por isso além da Catedral Nossa Senhora da Penha, mais dois locais terão a abertura da Porta Santa na Diocese de Crato, ambos em 2016: o Santuário da Divina Misericórdia, em Barro, e a Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.
Jubileu
O Jubileu Extraordinário da Misericórdia foi convocado pelo Papa Francisco através da Bula “Misericordiae Vultus” (O rosto da Misericórdia). Sua abertura aconteceu na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria do ano 2015, 8 de dezembro, e a conclusão acontecerá em 2016 na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, dia 20 de novembro.
Este é o 29ª Ano Santo vivido na história da Igreja. O último foi proclamado pelo Papa São João Paulo II, no ano 2000, para comemorar os 2000 anos do nascimento de Cristo.
Sobre a programação
A Santa Missa terá início às 8h, na Capela Santa Teresa, localizada na Rua Dom Quintino, 835, Crato, ao lado do Colégio Santa Teresa de Jesus. Após o início da celebração os fiéis seguirão em procissão até a Catedral Nossa Senhora da Penha, onde será aberta a Porta Santa.
Depois do Ritual de abertura da Porta Santa e a entrada do bispo, padres e fiéis por ela, continuará a celebração da Santa Missa.





