Deus não nos deixa perdidos e abandonados. Ele envia um Menino para nos apresentar uma proposta de vida. Essa foi a exortação do bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, durante a Missa da Noite de Natal, rezada na Catedral Nossa Senhora da Penha, nesta terça-feira, dia 25 de dezembro.
Ele destacou, na homilia, que “através de um Menino, Deus propõe, a todos nós, o Seu projeto de Salvação” e que, “celebrando esse Nascimento, algo novo também deve nascer dentro de nós”. Para isso – orientou – é necessário mudanças, um novo nascimento.
Com a liturgia natalícia, a Igreja introduz os fiéis no chamado “Mistério da Encarnação”. Por isso a Igreja Catedral foi toda enfeitada de luzes e de flores para celebrar essa “Noite Santa”, cuja celebração é a mais importante do calendário litúrgico, ao lado da celebração da Páscoa.
A cerimônia foi precedida pela ‘Kalenda’, tradicional canto grego natalino que anuncia o Natal e narra o cumprimento do Advento do Senhor. O afinado e harmonioso Ministério de Música da Comunidade Shalom deu tom à solenidade.
Concelebraram a Eucaristia os padres José Vicente Pinto (vigário-geral e cura da Sé Catedral), Francisco José (vigário paroquial) e Padre Edson Bantim, assistidos pelos diáconos permanentes Afonso Pierre e Cristiann Huyghens.
Ao fim da Santa Missa, a imagem do Menino Jesus foi conduzida pelo bispo e depositada no presépio, exposto à saída da Capela do Santíssimo. Com velas nas mãos, os fiéis acompanham o cortejo. A simbologia remete à passagem do Livro da Sabedoria: “Quando um tranquilo silêncio envolvia todas coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, a tua Palavra onipotente, vinda do alto do céu, precipitou-se, como um guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio” (Cf Sb 18, 14-15).
Para a agente de pastoral Zildene Martins, que todo ano reza a novena do Natal em família e na rua onde mora, este é o período mais simbólico. “Os cânticos do Advento e Natal ressoam essa esperança de um novo tempo. Tempo de espera, tempo de mudança de vida. Com minha família, renovamos a nossa consagração ao Sagrado Coração de Jesus. É um dia muito importante. Celebramos também o aniversário de nascimento do meu pai, Lauro. Então, são muitas comemorações na família. E Muitos agradecimentos”.
O Tempo do Natal se estende deste as I Vésperas do Natal do Senhor até o domingo após o dia 6 de janeiro, Epifania do Senhor.







