Alegrar-se e ter uma vida cheia de graça. Carregando no coração estas palavras do Evangelho de São Lucas, os romeiros do Padre Cícero Romão e da Mãe das Dores concluíram este ano de 2019, celebrando os Santos Mistérios na tradicional Missa do dia 20, no largo da Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte.
Sob a aurora que descortinou esta sexta-feira, a cerimônia, em sufrágio da alma do querido padrinho, foi presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco/reitor e vigários da Basílica Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, Padre Antônio Romão e Padre Cícero Gomes, respectivamente, além de outros sacerdotes da Diocese de Crato e das dioceses que visitam Juazeiro do Norte, em romaria.
O centro da reflexão de Dom Gilberto foi, justamente, o momento em que o Anjo Gabriel aparece à Maria e a saúda: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”. Para o pastor diocesano, as mensagens enviadas por Deus, ao seu povo, são sempre de alegria e de esperança, contagiando o ser humano. E quando ela brota do interior, ela é de Deus. Diferente das alegrias superficiais oferecidas pelo mundo.
“Alegra-te” é saudação que deve ser anunciada onde quer que estejamos: em casa, na comunidade, no trabalho, nas praças, acrescentou Dom Gilberto. Comunicar a alegria que vem do Senhor e ter uma vida cheia de graça, como na exortação apostólica do Papa Francisco, a “Alegria do Evangelho”. Assim devem proceder àqueles que caminham para o Natal, para aceitar Jesus no coração.
Esta foi a última “Missa do dia 20” – como é carinhosamente chamada pelos romeiros – deste ano de 2019. Alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, eles voltam para as suas casas renovados na fé e inspirados pelo testemunho do Padre Cícero.










