Cheios de fervor e devoção, os paroquianos de Nossa Senhora das Dores, em Jamacaru, se reuniram para fazer memória à co-padroeira Santa Luzia, virgem e mártir . A missa aconteceu, na manhã desta sexta-feira (13), presidida pelo bispo diocesano Dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Thales Eduardo, juntamente com os padres Cicero Luciano (reitor do Seminário Propedêutico), Idemário Muniz (pároco de Jardim) e José Sampaio (pároco de Porteiras).
As festividades alusivas a Santa Luzia é uma tradição do povo de Jamacaru e reúne uma multidão de fiéis durante os dias de novena. A cada ano os festejos tem ganhado uma proporção maior, trazendo um número bastante significativo de visitantes à comunidade. O interior e os arredores da matriz lotam para celebrar a protetora da visão.
Em sua homilia, o bispo diocesano convidou a uma reflexão sobre a caminhada pessoal, almejando chegar até o Pai. “É dia de festa e contentamento, é também um dia de olharmos para trás e também para frente. Olhar para trás para vermos o quanto já caminhamos, o quanto já seguimos o Senhor. Olhar para frente para ver o que ainda nos falta, para chegarmos ao nosso objetivo final, de chegar até Deus”, disse.
Recordando a memória de Santa Luzia, como virgem prudente a Deus, acrescentou que cada um é convidado a guardar os valores de cristão. “Nós temos o exemplo daquela que hoje estamos celebrando. Santa Luzia descobriu cedo o amor de Deus na vida dela e até ajudou a cura da mãe. Desde cedo se consagrou ao senhor. Ela trás duas qualidades que na igreja primitiva era muito celebrada e que deveríamos conservar: a virgindade e o martírio. Ser mártir é ser testemunho do Senhor, que prefere deixar morrer a trair o seu Senhor. Ele acredita na verdadeira vida e não se importa em perder a vida humana. Foi isso que essa jovem fez”.
O sol e temperatura elevada não pararam os devotos que, ao meio-dia, saíram em cortejo com a imagem de Santa Luzia pelas ruas de Jamacaru. Encerrando a manhã de oração, houve benção do Santíssimo Sacramento.
Por: Mychelle Santos/Assessoria de Comunicação










