Comunidade do bairro Pio XII, em Juazeiro do Norte, inicia festa da Imaculada Conceição com bênção dos novos ambão e altar da Capela

Compartilhe:

Na última sexta- feira, dia 29 de novembro, devotos da Imaculada Conceição iniciaram a festa da comunidade dedicada a ela no bairro Pio XII, em Juazeiro do Norte. Na celebração, que foi presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo frei Raimundo Barbosa, foram abençoados os novos ambão e altar da Capela.

Criada há mais de 60 anos, ou seja, antes mesmo da Paróquia São Francisco das Chagas, a qual ela pertence, a Capela conta com membros assíduos que sonharam e realizaram juntos o plano de criação dos novos espaços de proclamação da Palavra de Deus e de celebração da eucaristia. O rito litúrgico se tornou ainda mais especial para eles por estar abrindo a festa da padroeira e contar com a presença do pastor diocesano. “Hoje é um dia de muita alegria pra gente, pois vemos que nossa comunidade está crescendo e percebemos o quanto somos unidos. Pra gente é uma riqueza muito grande, nesta abertura, contarmos com a presença do nosso bispo que abençoará o ambão e a mesa do altar, feitos de mármore, que conseguimos com muito esforço, com a ajuda de toda comunidade”, disse Francisca Lacerda Paixão, coordenadora da comunidade.

Para dom Pastana, que desde sua chegada a diocese demonstra alegria por estar no meio do povo nas comunidades, a celebração daquela noite também foi especial. Ao abençoar o ambão, antes de iniciar a Liturgia da Palavra, falou da importância da Palavra de Deus e, ao explicar o rito de bênção do novo altar, antes da Liturgia Eucarística, disse enfatizou a necessidade de se ter consciência do mistério celebrado ali e como ele deve refletir na vida da comunidade.

“Que todos nós tenhamos uma abençoada festa e que este altar, que hoje vamos abençoar pra que a gente aprenda com Jesus desse alimento que Ele se faz para nós, alimento da salvação, ‘quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna’. Que nós sempre nos alimentemos também do corpo do Senhor para que vivendo já, ainda aqui na terra, a vida eterna, nós saibamos também levar essa mesma vida eterna para tantos irmãos e irmãs que são filhos e filhas de Deus, que são membros do Seu corpo, mas estão distantes da comunidade e que com a nossa aproximação, com o nosso zelo e cuidado, eles poderão retornar”, falou o bispo.

Ao fim da missa o bispo convidou membros do noitário do dia seguinte a frente do altar, para pegarem o andor com a imagem da padroeira que deve peregrinar durante os dias de festa e também chamou as crianças. Junto aos membros da comunidade todos rezaram pedindo a intercessão da Virgem.

Na celebração dom Pastana foi presenteado com ima imagem do Bom Pastor e o frei Barbosa, que completava mais um ano de sua ordenação, com um quadro com uma imagem do Divino Espírito Santo.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/ CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts