A Diocese de Crato acolheu na manhã deste sábado, 07 de novembro, na Basílica Menor Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, Ceará, os casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC), além de padres diretores espirituais das nove dioceses pertencentes ao Regional Nordeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para uma reunião que teve como objetivo a partilha e avaliação do andamento das atividades nas dioceses do regional, estudo do Diretório Nacional do ECC e o planejamento do calendário de atividades para o próximo ano.
A reunião teve início às 8h com a celebração de Santa Missa, presidida pelo diretor espiritual da Diocese de Crato, Padre Chagas Alves Ferreira, na Capela do Encontro, no interior da Basílica.
O ECC é um serviço de evangelização da Igreja às famílias, feito por casais para casais, na missão de despertá-los para o serviço pastoral de acordo com as prescrições do Plano de Ação Pastoral da Diocese. Segundo Padre Chagas acrescenta que também é um momento em que os casais fazem um encontro com a pessoa de Jesus e vivem a experiência da caminhada cristã, num encontro com Cristo enquanto família, enquanto casais, numa experiência de fé com o Ressuscitado. “É o Encontro de Casais com Cristo, para que eles possam sentir a grande realidade do que é o serviço como Igreja, o serviço a Jesus Cristo na caminhada cristã”, disse.
A reunião ordinária do Conselho Regional do ECC acontece duas vezes ao ano sempre em dioceses diferentes, ficando a próxima para o primeiro semestre do ano que vem na Diocese de Itapipoca – CE.
Para saber mais:
O Encontro de Casais com Cristo foi idealizado pelo já falecido Padre Alfonso Pastore, há 45 anos, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Pompéia, São Paulo – SP. É um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias, que procura construir o Reino de Deus a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. Outras informações podem ser acessadas em: http://www.ecc.conselhonacional.com.br/





