O município de Baixio está localizado a 135 km de Crato, com cerca de 6.200 habitantes. A Paróquia é dedicada a São Francisco das Chagas. Na noite desta quinta-feira, dia 21 de novembro, memória da Apresentação de Nossa Senhora no Templo, o povo católico reuniu-se na Igreja Matriz, para celebrar uma feliz circunstância: 10 anos de criação canônica. A celebração festiva foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco, Padre Reginaldo Pedro Muniz; pelo vigário da Forania 4, Padre José Fabiano Duarte, e pelo Padre Sebastião Pedro do Nascimento.
Saudando os fiéis, Dom Gilberto desejou que a comunidade paroquial seja sempre local para a “celebração da confirmação da fé”, onde, em diálogo com Jesus, possa compreender: “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Cf. Mt 12, 49).
Teus devotos de Baixio, vem, Francisco, abençoar
Em 2009, o então bispo diocesano Dom Fernando Panico criou a Paróquia São Francisco das Chagas, em Baixio, tendo como administrador o Padre Lindoval José da Silva, atualmente em Portugal. Hoje, contabiliza 10 comunidades com capelas e três comunidades menores, agregadas às comunidades maiores, sob a administração do Padre Reginaldo Pedro, auxiliado pelo Conselho Pastoral Paroquial. Antes de se tornar paróquia, Baixio pertenceu, inicialmente, a Umari e Ipaumirim, municípios circunvizinhos.
“Desde sempre nós lutamos por essa conquista e hoje é uma alegria muito grande estarmos celebrando esses dez anos, junto a todas as comunidades e pastorais”, disse Laumira Ribeiro, paroquiana. “Nós fomos quase 100 anos de capela e sonhou muito em ser paróquia, lutamos muito, trabalhamos muito e hoje estar celebrando dez anos é uma felicidade imensa”, acrescentou outro membro da comunidade, Domingos Sávio Leite Ferreira.
A abertura do Ano Jubilar aconteceu ainda no começo do ano, contou o pároco, Padre Reginaldo Pedro. Desde então, uma série de atividades foi pensada, com celebrações, peregrinações e visitas na sede e nas comunidades, além de um Tríduo, antecedendo a cerimônia de aniversário. “Teve o empenho de muitas pessoas. Celebrar este dia foi uma grande alegria, chegamos ao término muitos satisfeitos. É uma paróquia pequena, mas considero fervorosa na fé, que luta, que fez todo esforço para ser criada e continua se esforçando para se manter. Isso é fruto de conversão e da fé do povo”, ressaltou.
Ao fim da celebração festiva pelos 10 anos de evangelização, iluminados pela Palavra e pelo Pão da Eucaristia, os fiéis cantaram juntos – e com fé – o hino composto especialmente para essa ocasião jubilar: “Teus devotos de Baixio vem, Francisco, abençoar. Roga a Deus por esse povo, que louvor vem te prestar”.
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação














