Uma Igreja em saída. Esse é o pilar que vai reger a Assembleia de Pastoral da Diocese de Crato prevista para acontecer nos próximos dias 13 e 14 de novembro, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos.
Com o tema “A alegria de viver o Evangelho em tempos de mudança”, a assembleia tem como objetivo discutir e aprovar o novo plano de pastoral de 2016 a 2019 a partir dos desafios já apontados pela Assembleia do Regional Nordeste I: o fortalecimento e criação de comunidades em torno da Palavra, dos Sacramentos e da Caridade, além do caráter social da Igreja na defesa da vida no campo e na cidade.
Para assessorar este momento, a Coordenação de Pastoral anunciou a participação do Padre Nelito Dornellas, da Diocese de Governador Valadares, Minas Gerais. Pós-graduado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica mineira (PUC-MG), padre Dornellas é, também, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Em contato com a Assessoria de Comunicação, ele falou da alegria em voltar às terras caririenses, “tão abençoadas e tão férteis na fé, na expressão eclesial e na vivência comunitária”, enfatizando que a Assembleia Diocesana é momento propício em que a Igreja Diocesana faz sua auto avaliação, confrontando-a com as grandes diretrizes da Igreja do Brasil e de Roma.
Lembrando o Papa Francisco à época da Jornada Mundial da Juventude, padre Dornellas elencou os dez elementos que, para ele, devem reger a assembleia. O primeiro é que a Igreja deve ser um instrumento de reconciliação, seguido de uma atenção especial aos que a abandonaram. Depois, priorizar a formação dos leigos, religiosos, clero e seminaristas, a busca de uma “colegialidade” e solidariedade, vivendo um estado permanente de missão e de conversão pastoral, o reforço da família e a valorização da presença dos jovens, das mulheres e dos homens na Igreja, o anúncio do Evangelho de forma integral, o aprofundamento da presença da Igreja na Amazônia, além da superação do que chamou de “tentação contra o discipulado missionário”, bem como a conversão pastoral, acrescentando, ainda, uma conversão ecológica.
“Que a Igreja Diocesano do Crato possa cumprir esses dez desafios, que é um pedido do papa, para que, assim, ela possa ser uma Igreja curadora, que traga vida e esperança viva para o povo que vive nesta região, nessas terras tão férteis, tão abençoadas e calorosas e tão sedentas da palavra de Deus”, pediu.
A última vez em que o Padre Nelito Dornellas esteve no Cariri foi no 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, CEBE’s.
Participam da Assembleia Diocesana o bispo Dom Fernando Panico, padres, diáconos, três representantes por paróquia e áreas pastorais, coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos de caráter diocesano e do Seminário São José, além dos membros do Conselho Diocesano de Pastoral – CDP.
Abaixo, veja programação completa da Assembleia Diocesana de Pastoral:
SEXTA – FEIRA (13/11/2015)
7h30min – Credenciamento
Equipe da Cúria Diocesana
9h – Oração de abertura
Equipe de Liturgia
9h45min – Palavra do Bispo Diocesano, Dom Fernando
10h – Apresentação do Objetivo e Programação da Assembleia
Pe. Vileci – Coordenador de Pastoral
10h15min – Intervalo
10h45min – 1ª TEMÁTICA: Análise de Conjuntura Eclesial: Fundamentada nos Documentos – Alegria do Evangelho e Doc. 100 – CNBB: Comunidade de comunidades, Pe. Nelito Dornellas
11h45min – Ressonância
Participantes
12h30min – Almoço
14h – Retorno e Oração
Equipe de Liturgia
14h15min – 2ª TEMÁTICA: As Diretrizes e suas motivações para uma Igreja em saída, Pe. Nelito
14h45min – Apresentação do Plano Diocesano
Ministérios: Palavra, Liturgia e Caridade
15h30min – Intervalo
16h – Trabalho em grupo por Forania
Padres Foraneos e representantes dos Ministérios
17h – Mini plenária por Forania
Padres Foraneos
17h30min – Intervalo
18h30min – Celebração Eucarística
Equipe de Liturgia
19h30min – Jantar de Confraternização e apresentação da Revista do Centenário, Pe. Joaquim Ivo
SÁBADO (14/11/2015)
6h45min – Laudes
Equipe de Liturgia
7h30min – Café
8h15min – Plenária
Secretários(as) dos grupos
9h – Discursão e aprovação do Plano
Coordenadores dos Ministérios
10h – Intervalo
10h30min – Apresentação das ações do Ano da Misericórdia, Pe. Edson Bantim





