Novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística participam de Curso Formativo

Compartilhe:

Encerrou hoje, 25 de outubro, o curso de formação para novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística- MECE. O encontro realizado no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE, teve início no último dia 23 e contou com a participação de 178 pessoas, vindos das diversas paróquias da Diocese de Crato.

Segundo o coordenador da formação dos ministros, Diácono Cory Cavalcante, o curso que acontece anualmente, tem por objetivo capacitar novos ministros da eucaristia a fim de auxiliarem seus párocos nas suas comunidades, contribuindo para o êxito da missão evangelizadora.

Dom Fernando presidiu a missa de encerramento do encontro e enfatizou a importância da missão do Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística na comunidade comparando os MECE com os discípulos que levaram o cego Bartimeu a Jesus. “A missão do Ministro Extraordinário da Santa Comunhão é semelhante àquela dos homens e das mulheres que foram dizer ao cego Bartimeu ‘Jesus te chama!’. Ser no meio do povo, nas suas comunidades os sinais de uma presença divina. O MECE leva, portanto, Jesus no meio do povo, sobretudo aos mais necessitam d’Ele”, afirmou.

Missa de encerramento do Curso. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães)
Missa de encerramento do Curso. (Foto: Seminarista Árysson Magalhães)

Os participantes se mostraram entusiasmados com o compromisso que irão assumir a partir de agora. “Ser Ministro da Eucaristia é um chamado que acontece no tempo de Deus e que requer muito compromisso e responsabilidade, todavia, estou confiante na misericórdia de Deus, pois ele me capacitará para a missão”, afirmou Eliene Fulgêncio, enviada da Paróquia de São Miguel, de Crato.

O Tenente Wladimir Carvalho, do Santuário Eucarístico Diocesano, disse sim ao chamado de Deus para levar Jesus àqueles que estão impossibilitados de participarem do santo sacrifício da missa, em especial seus colegas militares. “Fui chamado a ser um missionário mais presente na missão e farei isto também aos meus irmãos policiais, que hoje se encontram impossibilitados de exercerem o dever como militares. Não existe alegria mais forte do que abraçar a missão indo até os confins do mundo celebrando e anunciando o Evangelho”, disse.

Formação

O curso acontece todos os anos sempre no mês de outubro, com formações específicas assessoradas pelos diáconos permanentes e ao final do curso, os participantes são enviados às suas comunidades eclesiais e dias após o término da preparação recebem da Cúria Diocesana uma provisão que lhes dá o direito de atuarem na missão por 2 anos, ficando a critério dos respectivos párocos que os enviaram anteriormente, renovar ou não o período do exercício no Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts