A manhã deste sábado, dia 26 de outubro, foi de formação para as secretárias e os secretários das paróquias que fazem parte da diocese de Crato. O encontro aconteceu no auditório Papa Francisco, localizado na Cúria Diocesana, em Crato, e abordou temas relacionados aos Sacramentos e ao Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (SINTIBREF).
Logo após a oração inicial e a palavra de abertura de dom Gilberto, o representante do SINTIBREF, que hoje representa a categoria, tirou as dúvidas dos participantes sobre a atuação da associação, escutando também os anseios e reivindicações dos trabalhadores em vista da defesa dos seus interesses e direitos profissionais.
Luciano Lima, secretário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Assaré, disse considerar a pauta da formação de “uma relevância imensurável”, pois, segundo ele, são através desses momentos que podem ser construídas estratégias que visem o melhoramento da atuação dos secretários (as), como funcionários, e da Igreja, como instituição, junto aos fiéis. Ele ainda acrescentou: “Hoje, tendo como pauta a relação dos trabalhadores de entidades religiosas com o Sindicato que se diz representar a categoria, o momento foi fundamental, pois revela para nós a atenção da diocese de Crato para com seus colaboradores e, ao mesmo tempo, permite-nos discutir e rever os direitos a qual nos confere, o exercício da nossa função enquanto secretários(as)”.
O segundo momento do encontro, relacionado aos sacramentos, foi assessorado pelo padre José Vicente Pinto, vigário geral da diocese.
O encontro, que também contou com a participação de padres, foi concluído com um almoço na própria cúria onde também foi festejado, antecipadamente, o aniversário episcopal de dom Gilberto, que será celebrado próxima segunda- feira, dia 28 de outubro.
Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE










