A Comunidade do Sítio Pintado, pertencente à Paróquia São José de Missão Velha – CE, encerrou na noite desta segunda-feira (12) os festejos alusivos à padroeira da localidade, Nossa Senhora Aparecida. A Capela que foi concluída durante o triênio de preparação para a vivência do ano jubilar, no centenário da Diocese de Crato, celebrou a data com Missa Solene presidida pelo pároco Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos.
A cerimônia foi acompanhada por centenas de fiéis, muitos deles em pé, nas laterais e no corredor central da capela. Um dos momentos mais emocionantes ficou por conta de uma apresentação organizada pelo “Grupo Anjos de Deus” da Comunidade Brejão, que exibiu coreografias das músicas “Livres Sou”, da cantora Adriana Arydes e “A padroeira”, de Joanna. Nessa última, enquanto umas das meninas interpretava a canção outra entrava na Capela representando Nossa Senhora Aparecida.

Devoção
Segundo o pároco Joaquim Ivo Alves dos Santos, a devoção a Nossa Senhora Aparecida simboliza uma alegria que vai ao encontro do coração do povo, sobretudo, para as comunidades pequenas, como foi o caso da devota Sandra Alves da Silva que vestiu a filha Samia Alves, de dez anos, com o mesmo manto azul-anil da Mãe Aparecida. A promessa foi feita há três anos quando a filha amanheceu com ânsia de vômito e precisou fazer uma cirurgia de emergência. “Eu chorando muito pedi a Nossa Senhora essa graça que se ela ficasse boa, de sete até os dez anos, todo ano, ela vinha pra Missa com o manto de Nossa Senhora e descalça”. Três horas depois Sandra conta que o médico, chamando-a de lado, disse que a menina não precisaria ser submetida à operação, porque já não havia mais nada. “Foi uma graça tão grande que eu disparei em choro”, revela.
Entre os fiéis o clima também era de celebração, ainda fruto da visita pastoral de Dom Fernando Panico durante o ano passado, por ocasião da bênção do novo altar, como afirma o coordenador da capela, Raimundo Roberlândio. “A nossa comunidade ficou mais participativa, a festa teve um brilho maior, as pessoas participaram com mais entusiasmo. As comunidades que por aqui passaram vieram com mais fervor e por isso ajudou a nossa comunidade a celebrar a festa de Nossa Senhora Aparecida”.

Arrecadação
Os festejos a Nossa Senhora Aparecida, padroeira da comunidade, que este ano teve como tema “Com Maria, em Jesus, chegamos à glória”, terá a renda revestida para a compra de novos bancos para a capela, conforme afirma o tesoureiro da festa, Ivan Severino.





